Show do Pintor Profissional - Edição 223

SHOWDOPINTOR • NOVEMBRO2021 32 ARTIGO CROSS MERCHANDISING: AUMENTE VENDA SEM GASTAR Por: Michel Sentinelo, gerente de marketing e comunicação da Montana Química Ltda Olá, meus amigos! Imaginem um cliente entrando em uma loja com um objetivo: comprar apenas uma lata de tinta. Mas quando está olhando para as marcas na prateleira, esbarra com um pincel específico para aquela tinta. Então ele compra a tinta, que já estava programada, e o pincel, que não estava. Isso não é por acaso e se chama cross merchandising. A técnica do cross merchandising funciona muito bem pelo fato de que al- guém que já está decidido a comprar um produto tende a comprar outro que o interesse, pois essa pessoa já se decidiu em gastar dinheiro e tempo. É uma ótima janela de oportunidade e todos os lojistas devem aprender a utilizá-la. A finalidade do cross merchandising é cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais (merchandising). Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto (gerar interesse de compra) quando estiver comprando outro item. Outro exemplo de cross merchandising é bem visível quando se coloca uma porta de madeira e um galão de stain ao lado e ainda pintando uma parte da porta para auxiliar visualmente o cliente na escolha do produto. A pessoa, mesmo não tendo premeditado a compra, fica com vontade e acaba levando por impulso ou conveniência os produtos ali presentes. Outra vantagem enorme do cross merchandising é que seu custo é pratica- mente zero. Basta o lojista reorganizar seus produtos para que o consumi- dor passe a comprar mais. Ao criar “áreas de interesse” em vez de “áreas de produtos”, o lojista sai da briga da gôndola e passa a fazer o caminho do cliente dentro da loja. Experimentem: montem um espaço com tudo o que o cliente precisa, por exemplo, para cuidar de um deck ou para recuperar um móvel de madeira. Coloquem nessa área não apenas o stain ou o verniz, mas também ferra- mentas, equipamentos proteção, o produto aplicado. Após alguns meses, analisem o desempenho das vendas. Prontos para o desafio do cross merchandising? Até a próxima dica! PINCELADA GERAL MONTANA QUÍMICA APRESENTA FLORA, MARCA PARA ATRAIR ARQUITETOS EMPRESA QUER AMPLIAR SUA PARTICIPAÇÃO EM MERCADO DE ALTA PERFORMANCE EM ACABAMENTOS TEXTURIZADOS, METALIZADOS, LACAS E VERNIZES; META É TRIPLICAR FATURAMENTO DE SEGMENTO EM QUATRO ANOS A Montana Química acaba de lançar sua nova marca, Flora, que vai oferecer portfólio diferencia- do a profissionais que precisam de produtos de alta performance para seus projetos, como arqui- tetos, engenheiros, designers de interiores e marceneiros. A nova marca, que simboliza a reestruturação da Unidade Decore da empresa, surge com o objetivo de ampliar a participação da Montana Química no mercado de alta performance pro- fissional. A expectativa da empresa é triplicar o faturamento de seu segmento industrial de tintas e vernizes até 2025. “Percebemos que o mercado ti- nha carência de uma marca que realmente falasse a língua do pro- fissional”, afirma Elaine Guedes, diretoracomercial daMontana, empresaqueatua no varejo e na indústria com produtos para a ma- deira no Brasil e na América Latina. “A Flora des- ponta em um mundo que dá cada vez mais valor à personalização, à conectividade e à inovação.” Com o lema “cores à base de sonhos”, a nova marca traz em sua essência o DNA da Montana, afirma Elaine, “com pro- dutos de extrema qualidade, desen- volvidos de forma exclusiva e única para cada cliente”. CORES E TEXTURAS O portfólio de Flo- ra abrange pro- dutos de alta performance, como acabamentos texturizados, metalizados, lacas e vernizes, entre outros, além de complementos como primer, se- lador e clareador. Uma das apostas da Montana para ampliar a força da nova marca é um sistema tintométrico que oferece aos profissionais servi- ço personalizado e único para atender a cores e texturas solicitadas. Com as cartelas tintométricas do Montana Color System e dos sistemas internacionais de defini- ção de cores RAL e NCS, a empresa é capaz de reunir mais de 3 mil cores, nas versões brilhante, fosca e texturizada, disponibilizando mais de 15 mil variedades de acabamentos com tonalida- des, brilhos e efeitos diferentes.

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