Show do Pintor Profissional - Edição 230

SHOW DO PINTOR • JULHO 2022 19 CONHEÇA O PROJETO O público-alvo da iniciativa são mulheres maiores de 18 anos, com escola- ridade mínima do 4º ano do Ensino Fundamental, desempregadas ou com renda de até um salário mínimo, que fossem chefes de família com depen- dentes em idade escolar. Para dar suporte às participantes durante toda a jornada de três meses, o Coral Mulheres na Cor conta com a parceria do Fazendinhando, movimen- to de transformação territorial, cultural e social que busca desenvolver a comunidade do Jardim Colombo e seu entorno, uma população de apro- ximadamente 15 mil moradores, em uma área de quase 15 hectares que integra o Complexo de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. A ONG apoiou campanha para divulgar localmente o programa e atrair mulheres com o perfil procurado, auxiliou na seleção e inscrição e é o pilar de relaciona- mento do projeto, elo entre as empresas e as participantes. “Estamos muito felizes com a parceria nesse projeto, pois beneficiará mulheres em situação de vulnerabilidade que, agora, encontrarão novos caminhos e possibilida- des para a realização de seus sonhos. A maioria encontra-se desempregada: no Jardim Colombo, 73% das moradoras estão fora do mercado formal de trabalho, são chefes de família e buscam oportunidades. Esse será o início de importantes conexões, conhecimento técnico, empoderamento femini- no e potencialização de mãos talentosas que lutam diariamente.”, afirma Ester Carro, arquiteta e ativista urbana, presidente da ONG. Durante dez semanas, essas mulheres receberão um curso completo com conhecimento 360º sobre pintura, totalizando mais de 200 horas. O início será o Curso de Formação de Pintor de Obra, na unidade Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, no Tatuapé, em São Paulo. Elas também participarão do Print (Preparação para a Inserção no Trabalho), com conteúdo que apoia o profissional para sua inserção e retenção no mercado de trabalho. O projeto ainda agrega pa- lestras, mentorias e especializações promovidas pelas empresas parceiras. Também será oferecido um curso de 30 horas, na unidade de Mauá da Ak- zoNobel, pela Academia Coral, plataforma de treinamentos online e presen- cial da marca, que inclui conhecimento teórico e prático sobre diversos te- mas, tais como cores e tendências, equipamentos e produtos, aplicação de efeitos decorativos e tecnologias. Além disso, essas mulheres também con- tarão com o apoio de dois pintores profissionais experientes, Ana Machado e Leandro Piovesan, que acompanharão de perto a jornada de aprendiza- gem compartilhando dicas, boas práticas e sanando dúvidas. No decorrer do curso, as participantes receberão bolsa-auxílio, transporte, alimentação, uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) custeados pelas companhias apoiadoras. Além disso, todas as formandas ganharão um kit de ferramentas manuais e elétricas, especialmente significativo para as que decidirem seguir jornada independente, com suporte para criar seus perfis e se juntarem à chamada Páginas Coloridas, plataforma digital que conecta consumidores que estão na jornada de pintura à profissionais de qualidade e confiança indicados pela Coral. As mulheres também terão oportunidade, junto aos parceiros de empregabilidade, para uma possível recolocação no mercado, em empresas de construção civil, reformas ou pintura. Mais do que 4 trabalho, o Coral Mulheres na Cor busca levar autoestima e autono- mia a esse grupo, almejando que sua capacitação tenha efeito multiplicador e inspirador na comunidade em que vivem. Olá, meus amigos!  O mercado está cada vez mais exigente. Independente do segmento, novos direcionamentos torna- ram-se mais evidentes a partir de um público que antes era tímido pelo tamanho, mas que hoje, com o poder da mídia, tornou-se relevante no mercado: a busca por especialistas. Outro fator que contribuiu para o crescimento dessa procura foi a falta de tempo, onde querer e ter começaram a andar juntos, ou seja, a atenção aos detalhes se tornou ainda mais relevante. Essa falta de tempo deu espaço para uma população com interesses mais nichados, e, para o mercado de trabalho, isso significa que os profissionais precisam ser especializados e dedicados em determinados temas da sua área - por exemplo, um pintor adquirir conhecimentos e técnicas sobre pintura emmadeira. Aprofundar-se em um substrato garante uma vantagem competitiva e até uma melhor remuneração, afinal, o profissional não ficará focado apenas no conceito do tema, mas também nos equipamentos e acessórios voltados para este segmento, otimizando seu tempo no atendimento detalhado das de- mandas. E, como explicamos, o tempo é a joia mais preciosa que temos, então, usá-lo da melhor forma lhe trará recompensas. Dentre elas, tornar-se referência no seu setor é a mais importante, pois garantir soluções que atendam as diversidades trazem visibilidade para o seu negócio. No caso dos pintores, vale para demandas mais complexas, como decks de 200 metros quadrados, onde não precisará apenas de conhecimento, mas de equipamentos para executar o projeto com efi- cácia, até a pintura de uma simples porta - independente do prazo necessário, afinal, como autoridade no assunto, saberá como tornar essa realidade com precisão, ou seja, estamos falando agora de valor como profissional e não preço da mão de obra. O pintor especializado pode ter uma lista de soluções com medidas, tamanhos e produtos para aplica- ção, que poderá rapidamente responder e resolver o pleito do seu cliente. Não fique parado. Até a próxima dica! ARTIGO PINTOR ESPECIALISTA Por: Michel Sentinelo, gerente de marketing e comunicação da Montana Química

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=