Show do Pintor Profissional - Edição 230

SHOW DO PINTOR • JULHO 2022 18 Foi da necessidade de inclusão e empoderamento feminino no mercado de trabalho e, principalmente, nas comunidades que surgiu o Coral Mulheres na Cor, projeto idealizado pela AkzoNobel e que reúne empresas com o ob- jetivo comum de transformar histórias femininas por meio da profissionali- zação. O programa está iniciando em junho e levará conhecimento e capaci- tação a mulheres em situação de vulnerabilidade, para que tenham melhores condições para buscar oportunidades de trabalho. A primeira turma piloto irá capacitar 16 mulhe- res como pintoras decorativas profissionais na cidade de São Paulo. Ao acumular funções como chefes de família e a jor- nada em casa, muitas mulhe- res encontram obstáculos para conseguir a inserção no merca- do de trabalho, consolidar-se e ter perspectivas de crescimen- to profissional, como apontou recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Eco- nomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE). O estudo mostra que desde 2012, a taxa de desemprego da população feminina é superior ao percen- tual dos homens: o índice era de 16,45% em 2021, o equiva- lente a mais de 7,5 milhões de mulheres. No total, o percentual médio anual de desemprego na economia foi de 13,20% em 2021. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o percentual de domicílios brasileiros comandados por mulheres saltou de 25%, em 1995, para 45% em 2018, de- vido, principalmente, ao crescimento da participação feminina no mercado de trabalho. Já o Sebrae calcula que cerca de 24 milhões de brasileiras em- preenderam no país em 2021. Não à toa, o tema é um dos Objetivos de De- senvolvimento Sustentável (ODS 5) das Nações Unidas (ONU), que trata de igualdade de gênero, por meio do empoderamento feminino, uma vez que a capacitação de mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e ajuda a gerar crescimento social e econômico em geral. Considerando o segmento a que se destina essa turma do Coral Mulheres na Cor, de acordo com pes- quisa realizada em dezembro de 2021 pela Abrapp, Associação Brasileira de Pintores Profissionais, elas representam apenas 10,5% dos membros da en- tidade, o que mostra que esse é ummercado no qual as mulheres ainda bus- cam por maior representatividade e têm muito a contribuir. Para estimular PROGRAMA OFERECE OPORTUNIDADE A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE “CORAL MULHERES NA COR” CAPACITA MÃO DE OBRA FEMININA PARA ATUAREM COMO PINTORAS DECORATIVAS a representação feminina na área a AkzoNobel, por meio da sua marca Co- ral, buscou empresas que compartilham de seu propósito de ser agente de inclusão e transformação social, por meio da sustentabilidade. O Senai-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, um dos cinco maiores comple- xos de educação profissional do mundo é o parceiro de ensino do programa. Os parceiros financeiros são Bazar das Tintas, Casacor, Dow Química, Oxite- no, Tintas MC e Wacker. Os parceiros de ferramentas são Condor e Vonder, e os de empregabilidade, Atala Engenharia e Abrapp. A ONG Fazendinhando é a parceira para relacionamento com as participantes. Essa nova edição do programa Mulheres na Cor, na área de pintura decorativa, se espelha na bem-sucedida experiência realizada pelo mesmo projeto, em empreitada semelhante encabeçada pela AkzoNobel e apoiada por outras empresas, para a capacitação demulheres em repintura automotiva, com uma turma recém-formada com participantes já atuando profissionalmente. “Na Akzo- Nobel, somos orientados pelo nosso propósito ‘People. Pla- net. Paint’. Não à toa, as pes- soas estão na primeira posição desses três pilares. Por isso, a diversidade e inclusão, junto com a transformação social, são pautas frequentes interna e externamente. Nós nos com- prometemos com uma meta global de garantir, pelo menos, 30% de presença feminina em posições executivas até 2025. E olhar para todos os nossos esforços internos sendo tradu- zidos em programas como esse nos enche de orgulho e inspiração para con- tinuarmos fazendo cada vez mais”, afirma Daniel Geiger Campos, presidente da AkzoNobel para a América Latina. “Acreditamos muito no poder dessa iniciativa, que motivou também outras empresas a entrarem nessa jornada de transformação. A colaboração dos nossos parceiros, que compartilham da mesma preocupação, comprometimento e propósito, é essencial para mudar vidas por meio da capacitação e das cores”, conta Campos. Ainda destaca que o programa, além de ter seu lado social, também apon- ta uma oportunidade de mercado e vantagem competitiva. “Olhando para a cadeia de valor do mercado de pintura, enxergamos uma oportunidade de ganhos para todos. Nós, enquanto empresa, fomentamos a capacitação de uma população com enorme potencial para a pintura, abrangendo esse espectro também para mulheres que, quando consideradas, crescem expo- nencialmente a categoria no mercado. Os consumidores e clientes poderão contar com ainda mais profissionais qualificados e os pintores passam a ter sua categoria ainda mais valorizada.”, complementa. PROJETO SOCIAL

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=