Show do Pintor Profissional - Edição 243

SHOW DO PINTOR • SETEMBRO 2023 24 REPINTURA AUTOMOTIVA AS LENDAS ESTÃO NA PISTA BRASILEIRO AMA CARRO. PODE SER VEÍCULO NOVO, SEMINOVO, CUSTOMIZADO OU ANTIGO. ANTIGO? QUEM OUSA FALAR QUE O CARRO QUE VOCÊ CUIDA COM CARINHO PODE SER CHAMADO DE ANTIGO? Aliás, antigo não! Podemos falar que, enquanto alguns dirigem carro, tem gente que cuida de lendas. Afinal, um Opala nunca é tratado como um Opala. Ele sempre é chamado de Opalão (no aumentativo) mesmo. Hoje, o Gol GTI quadrado vale mais do que muitos carros zero km. E se falarmos dos Omegas 93, 94, 95, 96, 97 e 98, que estão sendo anunciados pelo valor que custavam quando eram lança- dos. Ou até mais. Convenhamos, hoje, os carros lendas estão muito bem valori- zados e os Fuscas da vida estão com cifrões lá no teto. Paratis, Saveiros, Vectras ganharam mercado nesse mundo das lendas e, gradativamente, estão chegando ao nível de Mavericks, Diplo- matas, Karmann Ghias etc. Faz parte do jogo para quem curte. E para quem não curte, tam- bém. Vai me dizer que nunca parou para olhar um carro lenda na rua? Certamente sim! Tem muita gente que fala que um carro qualquer um pode com- prar. Mas o amor pelo carro, não. Enfim, tem gosto para tudo e para todos os bolsos. E por falar em gosto, o visual das lendas entra em cena. A pintura, ou no caso repintura, é um dos serviços mais procurados e, convenha- mos, deixa o carro lindo, protegido e pronto para mais tempo de vida. E quando falamos no trabalho em automóveis antigos, alguns cuida- dos devem ser adotados. “Como assegurar que a carroceria restau- rada tenha proteção anticorrosiva adequada, usar um primer com bom enchimento, ter um sistema de tinta que reproduza com fideli- dade a cor original, utilizar um verniz com boa resistência ao intem- perismo. Em restaurações, na maioria das vezes a pintura antiga é completamente removida, e há muito trabalho na parte estrutural do carro também. Muitos restauradores optam por aplicar um pri- mer epóxi para perfeito isolamento e proteção da carroceria. A linha Sikkens Autocoat BT tem primers epóxi que podem ser trabalhados com aplicação úmido/úmido e oferecem ótima resistência. Para a preparação das cores, o sistema Autobase Plus, da Sikkens, permite formular base poliéster ou PU, reproduzindo o padrão original de cor do veículo. Já no acabamento, os vernizes da Sikkens têm ótimo aspecto e longa durabilidade”, Sandro Lemos, gerente de Segmento de Mercado da AkzoNobel. As ferramentas digitais para identificação e busca de fórmulas de co- res são excelentes aliadas para os trabalhos de restauração. “Como o Automatchic Vision e o Mixit, mesmo as referências para as cores mais antigas podem ser localizadas, com opções de formulação no sistema”, avisa Lemos.

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