E@D Paint & Pintura

ENSINO A DISTÂNCIA
PAINT & PINTURA

QUEM SOMOS

A Agnelo Editora criou em fevereiro de 2014 o Centro de Inteligência e Conhecimento (CIC), um centro virtual que atuará em projetos de extrema relevância para o setor de tintas, como a compilação e publicação de dados de interesse das indústrias de tintas e de fornecedores de matérias-primas e insumos, além de serviços e outros projetos que sirvam para direcionamento de investimentos no mercado.

O primeiro projeto implementado foi o Panorama Setorial, Mercado de Tintas imobiliárias. Trata-se de um estudo inédito sobre os mercados de tintas de Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, com dados estatísticos levantados por especialistas do setor contratados pela Agnelo Editora, exclusivamente para esta finalidade, e que já fazem parte do CIC. Esse trabalho completo e de alta complexidade se traduz numa ferramenta indispensável com informações importantes que vão influenciar na tomada de decisões e contribuir para o planejamento estratégico das empresas na região.

Em 2015 foi realizado também o Estudo do Mercado de Tintas de Impressão, um segmento que vem também passando por várias transformações em suas diferentes vertentes, com informações sobre tintas offset, flexográfica, rotogravura, vernizes, tintas UV e demais produtos.

Em 2017 foi feito também o Diagnóstico do Mercado de Tintas Imobiliárias do Brasil, uma base histórica sólida de dados do Mercado Brasileiro de Tintas Imobiliárias, baseado em um banco de dados alimentado e atualizado por várias fontes de informação.

NOSSOS CURSOS

Cursos on-line para os vários segmentos de tintas, que levarão o conhecimento às diversas regiões do país, de forma rápida, prática e acessível.

Inicialmente, serão oferecidos cursos básicos de formulação, que se destinam a profissionais interessados em melhorar os conhecimentos fundamentais de formulação e para profissionais que procuram se iniciar no setor. Em seguida, virão também os módulos avançados, destinados a profissionais interessados em especialização.

Os cursos terão até 20 horas/módulo, que acontecerão no período de um mês, das 19h00 às 21h00, e serão ministrados às terças e quintas (Cursos Básicos), e segundas e quartas (Cursos Avançados).

1) CURSOS BÁSICOS

Público alvo: profissionais com desejo de solidificar conhecimentos básicos de tintas e ingressantes no setor.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos de química.

Aulas ao vivo as terças e quintas feiras (19:00 - 21:00)

Matricule-se (04 módulos básicos)

Módulo 1 - Formulação Básica Tintas à Base d’água Alvenaria
Responsáveis: Luis Manuel Mota & Servaas Engels
Data: 4/8 a 27/8
Matricule-se Programa
Patrocínio:BASF
Módulo 2 - Formulação Básica Tintas à Base d’água Madeira & Metal
Responsável: Mateo Lazzarin
Data: 1/9 a 24/9
Matricule-se Programa
Módulo 3 - Colorimetria Básica
Responsável: Marcos Quindici
Data: 6/10 a 29/10
Matricule-se Programa
Patrocínio:MAST / Byk
Módulo 4 - Sistemas 2 Componentes Poliuretanos
Responsável: Darvin Silva
Data: 3/11 a 26/11
Matricule-se Programa
Patrocínio:Covestro

2) CURSOS AVANÇADOS

Público alvo: profissionais com desejo de expandir conhecimentos especializados em tintas.

Pré-requisito: Profissionais atuantes na área.

Aulas ao vivo as segundas e quartas feiras (19:00 - 21:00)

Matricule-se (03 módulos avançados)

Módulo 1 - Tópicos Avançados da Tecnologia de Cura por Radiação
Responsável: Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho (Presidente da Radtech South America)
Data: 5/10 a 28/10
Matricule-se Programa
Módulo 2 - Avaliação do Conjunto Substrato & Pintura
Responsável: Nilo Martire
Data: 4/11 a 18/11
Matricule-se Programa
Módulo 3 - Avanços na Tecnologia de Aditivos de Alta Performance
Responsável: Wiliam Saraiva
Data: 23/11 a 9/12
Matricule-se Programa
Patrocínio:Evonik

NOSSOS PROFESSORES

Francisco Rácz

Francisco Rácz

Coordenador

Engenheiro Químico pós-graduado pela Universidade de São Paulo, atuou no setor privado, na área química, em grandes empresas internacionais, como DuPont, AkzoNobel e Van Leer. Em sua trajetória de 45 anos em negócios do mercado de tintas, liderou e participou do desenvolvimento e implementação de estratégias vencedoras e inovadoras nos diversos setores de tintas em diversos países.

Dirigiu negócios (nos vários segmentos de tintas) em diversos países da América Latina e participou/liderou projetos pioneiros no setor de tintas, entre eles: introdução do primeiro centro de treinamento na América Latina; lançamento dos sistemas tintométricos no Brasil nas linhas imobiliária e de repintura automotiva; transferência de tecnologia de produtos brasileiros para mercados europeus e norte-americanos; entre outros.

Foi diretor da Abrafati, atuou como professor na Universidade Mackenzie e, sócio fundador da Rácz, Yamaga & Associates , com atuação independente na área de consultoria de negócios de tintas e relacionados, sobretudo, na América Latina desde 2007.

Washington Yamaga

Washington Yamaga

Coordenador

Sócio Fundador da Rácz, Yamaga & Associates tendo sido Executivo Principal, Diretor de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de mercados locais e globais B2B e B2C, em empresas multinacionais e locais.

Comprovada liderança no desenvolvimento de estratégias de crescimento construindo organizações inovadoras em ambientes maduros, start ups e M&A. Atuou em mercados diversos como químico, tintas e automobilístico com ampla exposição internacional. É especialista em Marketing, Vendas e Tecnologias para Tintas e Químicos.

Atuou em conselhos de fornecedores, clientes e associações industriais e empresas químicas.

É BSc em Química, Pós Graduado em Tecnologia Química e MEd Química, pela Universidade de São Paulo.

Luis Manuel Mota

Darvin Ferreira da Silva

Professor

Engenheiro Químico graduado pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz em 1976, com experiência em tintas e vernizes (desenvolvimento e processo). Trabalhou em empresas, como LAPCO - Latim América Co - Grupo Solid (Guatemala); Roberlo S.A. (Girona/Catalunha e Curitiba/Paraná); Skylack (Salto/Itu); AkzoNobel (São Bernardo); Tintas Ypiranga S.A. (São Bernardo); R. Montesano - Tintas Wanda (São Paulo).

Luis Manuel Mota

Luis Manuel Ribeiro Mota

Professor

Químico Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, São Paulo, e Marketing Industrial pela ESPM. Ele possui experiência consolidada no mercado de tintas em mais de 40 anos de atividades atuando desde químico de pesquisa a diretor técnico de empresas multinacionais.

Tem longa experiência no desenvolvimento de produtos com foco no retorno financeiro, no atendimento das expectativas do cliente final, transferência de tecnologia, introdução de novos produtos e no desenvolvimento de produtos, de acordo com normas técnicas ou específicas de clientes, além de experiência internacional no gerenciamento de laboratórios de desenvolvimento na América Latina. Atualmente é consultor técnico e diretor da LM Coatings Advisor. Atuou nas empresas Sherwin-Williams e Akzo Coatings, entre outras.

Marcos Quindici

Marcos Luiz Ziravello Quindici

Professor

Há 42 anos atua no segmento com tintas industriais, sendo 15 na AkzoNobel, onde trabalhou como supervisor de produção e químico formulador de tintas. Foi Supervisor Laboratório de Colorimetria como químico responsável pela implantação da Colorimetria Computadorizada em suas unidades, e no desenvolvimento inicial das cores para o Sistema Colorimétrico para Repintura Automotiva no Brasil.

Atuou durante nove anos na antiga Renner DuPont como gerente de desenvolvimento de cores e colorimetria para o segmento de tintas automotivas O&M; tintas industriais e laboratórios de aplicações industriais. trabalha há 22 anos como consultor, assessor técnico, designer de cores e treinamento de cores na Rainbow Brasil. É Tecnico Químico, Licenciado em Química, com curso de Mestrado em Análise Geo-Ambiental e pós-graduação em marketing e perícia e ciências forenses. Fez diversos cursos de Colorimetria no Brasil e no Exterior.

Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho

Maria Cristina Kobal Campos de CarvalhoPresidente da Radtech South America

Professora

Engenheira Química formada pela UNIFEI, de São Bernardo do Campo e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Saúde Pública de São Paulo. Trabalhou em pesquisa e desenvolvimento em tintas e vernizes para madeira por 47 anos na Renner Sayerlack S/A., empresa sediada na cidade de Cajamar, São Paulo.

Foi a primeira e é a atual Presidente da RadTech South America. Responsável pela criação do Seminário Internacional RadTech South America-Abrafati, que ocorre durante a realização do Congresso da entidade.

Entre os prêmios recebidos durante sua trajetória profissional, figuram os de Personalidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Revista Paint & Pintura nos anos 2013 e 2018.

Atualmente, tem participado como convidada nos congressos das Radtech´s North America e Europa.

Mateo Lazzarin

Mateo Lazzarin

Professor

Bacharel em Química pela FASB, em Administração de Marketing pela FGV e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Metodista, tem 46 anos de vivência profissional em P&D e Produção no segmento de tintas decorativas. Trabalhou 26 anos na BASF S/A - Divisão Coatings (Glasurit / Suvinil); 2 anos na DOVAC (Lukscolor Tintas), 6 anos na ICI Paints - Tintas Coral; e 12 anos na AkzoNobel - Tintas Coral.

Participou em todos os Congressos de Tintas da Abrafati como participante e moderador de palestras, além de diversas participações em Congressos Internacionais, como ACS (USA), European Coatings e SATER (Argentina).

Nilo Martire Neto

Nilo Martire Neto

Professor

Engenheiro Químico com mestrado em Administração de Negócios pela USP, tem larga experiência no setor de tintas e vernizes. Por quatro décadas atuou em pesquisas e desenvolvimento em tintas automotivas e industriais; setor de manufatura e qualidade, além do atendimento a clientes de tintas em toda a América Latina. Também fez parte de empresas do segmento de serviços de pintura industrial, automotiva e de equipamentos.

Trabalhou em três das maiores multinacionais de tintas: DuPont, PPG e BASF, ocupando diversos cargos, como gerente técnico, gerente de negócios e diretor técnico e de qualidade total.

Palestrante internacional, escreve regularmente artigos técnicos em revistas especializadas, tendo participado de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Ganhou o Prêmio Paint e Pintura em 2000, como Personalidade do Ano em Pesquisa e Desenvolvimento.

Nilo Martire Neto

Servaas Engels

Professor

Engenheiro Químico formado pela Hoge School Gelderland, de Arnhem, Países Baixos, e pós-graduado em MBA Executivo - Gestão Empresarial - pela FGV. Possui mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento e produção de resinas, adesivos, massas de vedação e tintas em pó nas empresas Sherwin-Williams, Colauto, Eucatex, UFRJ (Departamento do Centro de Ciências de Saúde), Akzo Coatings Brasil e DSM Resins (Países Baixos).

Tem longa vivência em transferência de tecnologia e nacionalização de formulações. Atua em treinamento, coaching e consultoria em empresas de matérias-primas, resinas e tintas, como diretor da Sinergia Assessoria Técnica em Desenvolvimento Industrial e integrante do GLG Council.

Wiliam Saraiva

Wiliam Saraiva

Professor

Bacharel Químico pela Faculdade São Bernardo e MBA em Gestão e Engenharia de Produto pela Politécnica USP. Possui larga experiência em Pesquisa e Desenvolvimento de Tintas e Vernizes no ramo Decorativo, com mais de 25 anos de atuação no setor.

É coordenador do Comitê Brasileiro da ABNT - CB-164 desde 2014 e membro do Conselho Científico da Abrafati.