Publicidade
Anuncie

Solvay comemora 60 anos de produção de solventes

12/11/2018 - 21:11

São 60 anos da implantação da primeira fábrica de solventes oxigenados em Paulínia (SP)

A Solvay realizou um evento, no dia 7 de novembro, na Casa Charlô, em São Paulo, onde anunciou a inauguração da fábrica de Augeo e o investimento de R$ 150 milhões em solventes oxigenados no Brasil. A nova unidade industrial é dedicada exclusivamente à produção de solventes oxigenados da linha Augeo, de origem de fonte renovável.

Com foco em sustentabilidade e alto desempenho, a família de produtos Augeo é composta por moléculas versáteis, com alto poder de solubilização e baixo odor. Os solventes Augeo são utilizados, principalmente nos mercados de bens de consumo, com destaque na linha produtos destinados aos cuidados com a casa, como limpadores, e nos aromatizadores de ambientes. Outro segmento importante é o de limpeza industrial e institucional.

O Augeo também tem sido aplicado com sucesso nos segmentos Agro e Petróleo e Gás, com uma participação importante no mercado norte americano. A linha Augeo está presente, ainda, nos mercados de tintas e vernizes.

Instalada no conjunto industrial da Solvay em Paulínia, no Brasil, a nova unidade, construída sob o modelo de indústria 4.0, permitirá à empresa dobrar sua oferta de solventes sustentáveis Augeo para atender clientes de diferentes segmentos industriais em várias partes do mundo.

A unidade industrial já inicia suas atividades totalmente tomada, principalmente por conta da forte demanda do exterior por produtos sustentáveis. Tanto que a empresa aprovou uma nova expansão dessa fábrica, que elevará capacidade produtiva de Augeo perto das 20 mil toneladas por ano até o final de 2019.

“A nova fábrica de Augeo demonstra o nosso compromisso com a química ‘verde’, que oferece aos clientes as soluções sustentáveis necessárias para o desenvolvimento de produtos cada vez mais amigáveis às pessoas e ao meio ambiente”, disse Daniela Manique, presidente da Unidade Global de Negócios Coatis e presidente do Grupo Solvay na América Latina.

Segundo Daniela, a instalação da nova planta industrial também representa um significado especial para a empresa, ao ocorrer durante as comemorações dos 60 anos de implantação da primeira fábrica de solventes oxigenados da Solvay no Brasil, em Paulínia (SP), que se tornou um marco no desenvolvimento do setor químico brasileiro.

Investimentos

A nova fábrica e sua expansão de capacidade produtiva fazem parte de um programa de investimentos da Solvay em torno de R$ 150 milhões na área de solventes oxigenados no Brasil.

A empresa também vai ampliar a produção de outros solventes, de origem petroquímica, entre os quais acetato de butila (utilizado principalmente em tintas automotivas), acetato de propila (para tintas de impressão de embalagens), diacetona álcool ou DAA (para revestimentos) e hexilenoglicol ou HGL (para aplicações em produtos de cuidados pessoais e do lar e defensivos agrícolas). Esses produtos se diferenciam dos concorrentes por serem atóxicos e oferecerem performance superior.

Além dos aportes em capacidade produtiva, o grupo está aplicando recursos em um amplo processo de transformação digital das operações de solventes, com a adoção de tecnologias de realidade virtual e indústria 4.0.

Nesse campo, entre as novidades está um aplicativo, denominado Solsys Lite, voltado à formulação de sistemas solventes, cujo desenvolvimento vem sendo realizado em conjunto com os clientes do grupo, principalmente do setor de tintas.

O Solsys Lite integra em seu banco de dados em torno de 2,2 mil solventes, permitindo a indicação da melhor solução para solubilização de sistemas solventes, de acordo com as necessidades dos clientes. Um dos principais ganhos gerados pelo aplicativo é a redução do tempo de análises de laboratório, uma vez que os testes são feitos em ambiente digital e com maior velocidade.

A empresa tem, ainda, investido no programa Aromáticos Free visando ao aumento da segurança para os mercados de tintas de impressão de embalagens flexíveis e cosméticos. A Solvay é a única empresa do mercado a assegurar esses produtos - acetatos de butila, etila e propila - livres de aromáticos. Para oferecer essa garantia, a empresa realiza um amplo processo de controle, desde o recebimento das matérias-primas, passando pelo processo produtivo, até o transporte do produto final na porta do cliente.

“Nós acreditamos que ao oferecer esse controle de qualidade e análise do produto em toda a sua cadeia de fabricação e distribuição estamos contribuindo para aprimorar o desenvolvimento desse segmento de tintas de impressão de embalagens, que são empregadas em mercados relevantes para economia brasileira, como os de alimentos e cosméticos’, informou Daniela.

Além disso, acrescentou a presidente do Grupo Solvay na América Latina, a empresa promove um pilar fundamental de sua estratégia de atuação, que é a preocupação com a sustentabilidade, saúde e bem-estar das pessoas.

  Mais notícias