Publicidade
Anuncie

Seminário da Abrafati mostra caminhos da inovação em tintas

06/12/2018 - 16:12

Pesquisas e desenvolvimentos avançados foram apresentados por especialistas

Cerca de 80 pessoas participaram do seminário “Os caminhos da Inovação em tintas”, promovido pela Abrafati, no dia 03 de dezembro, no Senai Mario Amato, em São Bernardo do Campo (SP).

A parceria com o Senai Mario Amato, que se mantém há 20 anos, com ótimos resultados, como destacou o seu diretor, Carlos Coelho, logo na abertura do evento, foi fundamental para realização do seminário. Com ele, o setor teve mais uma ótima oportunidade de compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido nessa área, assim como de mostrar seu forte comprometimento com o avanço tecnológico.

Com uma programação de alto nível, foram apresentadas seis palestras de especialistas da indústria, de seus fornecedores e do meio acadêmico. O evento proporcionou o acesso a conteúdos e conhecimentos importantes, ao mesmo tempo em que possibilitou a interação e o networking entre os profissionais ligados às tintas.

O leque de temas abordados foi abrangente, envolvendo inovações dos mais diversos tipos e para variadas aplicações. O programa começou com o químico e professor do curso de pós-graduação em polímeros e tintas das Faculdades Oswaldo Cruz, Marcos Fernandes de Oliveira, com a palestra “Importância do revestimento nanocerâmico na pintura automotiva original OEM”.

A segunda apresentação foi realizada por Manuel Julimar Lopes, um dos vencedores da edição 2018 do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas, que falou sobre “Novo agente de cura para resinas epóxi, com propriedades de aditivo antibolha, composto por 80% de materiais ecologicamente corretos e de fonte renovável”.

Em seguida, Franklin Gerônimo, coordenador do Centro de Treinamento e Repintura Automotiva da PPG, abordou o tema “Inovação no segmento de repintura automotiva”.

Na sequência, Tamara Góes, gerente de produto da AkzoNobel, mostrou dois cases recentes da empresa, que revelam que a inovação gera valor.

Já Caio Molinari, pesquisador sênior da Rhodia Solvay, abordou em sua palestra “Inovação no mercado de solventes para tintas”.

O evento foi encerrado com a palestras “Inovação em química renovável”, proferida por Everton Simões Van-Dal, líder de desenvolvimento de negócios em químicos renováveis da Braskem.

  Mais notícias