Publicidade
Anuncie

Oxiteno apresenta inovação para o segmento de tintas

26/02/2019 - 14:02

A Oxiteno, que atua na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, participa do The Waterborne Symposium, que acontece nos Estados Unidos entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março. Durante o evento, a pesquisadora Juliane Pereira Santos apresenta o paper “Efeito de coalescentes de baixo VOC na formação de filme, resistência à sujeira e manchamento por água”, em que destaca as propriedades de um novo coalescente de baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis).

Referência para geração de inovações conectadas com sustentabilidade e desempenho, o The Waterborne Symposium consiste em um congresso técnico em que diversas empresas apresentam suas novidades em matérias-primas para o mercado de tintas. Durante o simpósio, a pesquisadora Juliane apresenta como a Oxiteno está respondendo a uma tendência do segmento de revestimentos, que é a redução do VOC. Segundo a pesquisadora, em tintas à base água uma forma de reduzir o VOC de uma tinta é substituir um coalescente de alto VOC por um com um índice mais baixo.  A substituição de coalescentes de alto VOC por coalescentes de baixo VOC pode gerar uma redução de desempenho das tintas. Normalmente, tintas contendo coalescentes de baixo VOC apresentam baixa resistência à pega de sujeira em relação às tintas contendo coalescentes de alto VOC. A importância desse trabalho se dá por permitir o desenvolvimento de tintas de baixo VOC para ambientes externos, com alta resistência à pega de sujeira similar a um coalescente de alto VOC, além de melhorar a formação de filme de látex e diminuir a extração de solúveis das tintas.

“Estamos em constante movimento para entender as necessidades do mercado. Esse entendimento somado a nossa expertise em tensoativos e solventes oxigenados, nos permite transformar as tendências da indústria de tintas em soluções químicas de alta performance. Nossa participação em um evento importante como o The Waterborne Symposium, nos permite compartilhar nossos esforços em inovação com o mercado”, explica Fabiana Marra, Head de negócios globais de Coatings.

  Mais notícias