Publicidade
Anuncie

Fuji Silysia Chemical apresenta fosqueantes para fabricação de vernizes acetinados e foscos

26/02/2019 - 14:02

Para a fabricação de vernizes acetinados e foscos, deve-se partir de uma base brilhante, e adicionar sílicas fosqueantes em quantidades equivalentes ao acabamento em brilho desejado, informa Rene Minharro Alves, da Fuji Silysia Chemical Brasil. “O brilho inicial do verniz sem a adição de sílica deve ser medido para que se tenha noção do padrão de brilho pré existente na superfície (padrão). Essa medição deve ser feita por meio de medidor ‘gloss meter’, em 60° ou em mais ângulos, conforme a demanda do cliente final. Para vernizes semi-brilho/acetinados (UB entre 40 e 60), sugerimos adição entre 3% e 5% em peso final de fórmula, enquanto para vernizes foscos (UV entre 20 e <5), os teores variam entre 6% e 17%.”

Nos casos de acabamentos super fosco, devido à grande quantidade de sílica adicionada ao sistema, normalmente ocorre o aumento de viscosidade e tixotropia, recomendando-se o uso de dispersantes para a quebra da viscosidade para dentro dos padrões da aplicação desejada, explica Alves. “Sugerimos realizar a dispersão no início do processo de fabricação, sobre o solvente, antes da adição da resina, em Cawles (>1200 rpm) entre 10 e 15 minutos, até Hegman 7/8.”

Como carros chefe para estas aplicações, a Fuji disponibiliza as seguintes sílicas:

•          Sylysia SY350 - Sílicas fosqueantes sem tratamento com cera sobre a superfície de suas partículas. Indicada para desafios em redução de brilho e alto fosco em aplicações de baixa espessura onde não é desejado resistência ao risco após filme curado e menor demanda em estabilidade/shelf life de produtos acabados.

•          Sylysia SY276 - Sílica fosqueante com tratamento com cera sobre a superfície de suas partículas. Indicada para acabamento fosco com aumento de resistência ao risco após filme curado e fácil reincorporação do material em solução após período de estabilidade/shelf life.

“Lembramos que toda nossa linha de sílicas possui índice de refração = 1,46, correspondendo a uma transparência virtual, não alterando a cor de substratos, nem cor das resinas empregadas nas fórmulas. Fabricada pela multinacional japonesa Fuji Silysia Chemical, a linha Sylysia possui em seu portfólio sílicas com tamanho de partículas exclusivas no mercado, como por exemplo, granulometrias na faixa de 2.7 microns”, conclui Alves.

  Mais notícias