Publicidade
Anuncie

Covestro leva soluções inovadoras e sustentáveis na European Coatings Show 2019

27/02/2019 - 17:02

As cidades são especialmente fascinantes com a combinação de oportunidades de emprego, qualidade de vida e infraestrutura moderna é uma tentação para muitas pessoas, que acabam escolhendo viver nas grandes cidades, acelerando a urbanização. As grandes regiões metropolitanas atuam como o motor da inovação, mas elas também representam um grande desafio no que diz respeito ao controle sustentável de recursos, do clima e do meio-ambiente.

"No interessante campo da inovação e da sustentabilidade, o ambiente moderno das cidades também forma a estrutura conceitual da nossa apresentação na European Coatings Show 2019,” explica Michael Friede, Head global do segmento de Revestimentos, Adesivos e Especialidades da Covestro. A empresa convida os visitantes da feira a visitarem a “Cidade da Sustainovação” (junção de Sustentabilidade e Inovação) e apresenta os recentes desenvolvimentos com matérias-primas para revestimentos e adesivos, alguns deles em aplicações já próximas à produção. "Eles são exemplos de aplicações específicas, mas também comprovam o amplo interesse de setores importantes da indústria", comenta Michael Friede.

Em resumo: A "Cidade da Sustainovação" - Lema do estande da Covestro na European Coatings Show 2019 - promove inovações para desenvolvimentos sustentáveis capazes de desafiar limites. "Além dos revestimentos base água e de outros revestimentos com baixa emissão de VOCs, o nosso foco está voltado a matérias-primas à base de produtos biológicos e, pela primeira vez, produtos biodegradáveis", afirma Michael Hellemann Soerensen, Head de Operações Comerciais para a região da Europa, Oriente Médio, África e América Latina (EMEA/LATAM). A segurança do produto e higiene industrial exercem um papel importante, e também aumentam a produtividade dos processos fabris".

Teor ultra baixo de monômeros diisocianato

A Covestro demonstra as aplicações do Desmodur ultra, utilizando um para-choque revestido como exemplo. Esse endurecedor de poliuretano contém menos de 0,1% por peso do monômero diisocianato livre e atende as diretrizes do atual dossiê restritivo REACH que limita o uso de endurecedores à base de diisocianato. Com sua série ultra, a Covestro fornece endurecedores de poliuretano cujo teor de monômeros está abaixo do novo limite. Assim, a higiene no trabalho é melhor do que com os produtos anteriores.

Novo endurecedor para revestimentos de móveis 2K base água

Sistemas de poliuretano à base de solvente representam cerca de 40% do mercado global de revestimentos industriais para madeira e móveis. Por outro lado, revestimentos de poliuretano base água são a tecnologia de escolha quando o assunto é sistema de baixa emissão e alto desempenho. Entretanto, o maior tempo de secagem é um obstáculo ao aumento da distribuição.

A Covestro está lançando o novo endurecedor híbrido de poliisocianato hidrofílico Bayhydur quix 306-70 - o primeiro de seu tipo, que permitirá revestimentos de duplo componente, base água, para madeira e móveis com propriedades de secagem rápida semelhantes às encontradas nos sistemas à base de solvente. A data de validade do produto embalado atende as exigências da indústria de revestimentos.

Tecnologia Pasquick com melhor retenção de brilho

Há anos, os revestimentos à base de poliaspartato com a tecnologia Pasquick demonstram ser altamente efetivos em fornecer proteção de longa duração contra corrosão em estruturas de aço e unidades industriais. Devido à eliminação de uma etapa de revestimento em comparação à composição anterior de múltiplas camadas, usuários poderão economizar tempo e dinheiro, além de terem mais flexibilidade. Além disso, os revestimentos contêm apenas alguns componentes orgânicos voláteis (VOCs) e a operação da unidade pode ser retomada rapidamente.

O novo produto Desmophen NH 1423, um parceiro de reação amino funcional dos poliisocianatos, será apresentado na European Coatings Show. Na formulação dos revestimentos, esse produto garante melhores propriedades de retenção de brilho - por exemplo, em aplicações em superfícies extensas, como arenas esportivas, torres de energia eólica, implementos agrícolas e maquinários da construção civil.

Sonnenwagen: revestimento testado em condições extremas

Um dos destaques da "Cidade da Sustainovação" é o carro Sonnenwagen, desenvolvido por alunos da RWTH Aachen University e FH Aachen. Os alunos projetaram sozinhos carros elétricos de corrida movidos à energia solar e, em outubro de 2017, entraram para a corrida de carros movidos à energia solar mais difícil do mundo: o Desafio Bridgestone World Solar de Darwin a Adelaide.

Ao longo do percurso de mais de 3 mil quilômetros, o revestimento transparente à base de poliuretano da PPG para reparos automotivos também foi testado e o endurecedor à base de produtos biológicos da Covestro, Desmodur eco N 7300, foi utilizado. O revestimento suportou bem as condições de clima quente da Austrália. Para a corrida deste ano, os alunos querem construir um novo caro e ficar entre os melhores do mundo. A Covestro apoia o projeto com diversos materiais e assistência técnica, e também é a principal patrocinadora.

  Mais notícias