Wana Química

Covestro aumenta a eficiência do revestimento para móveis

03/04/2019 - 11:04

Solução multi-cura para revestimentos à base de água curáveis por UV robustos e eficientes

O mercado de móveis está crescendo em todo o mundo. Diante da intensa concorrência, os fabricantes estão enfrentando uma crescente pressão por maior flexibilidade e menor prazo de entrega. Isso também vale para o revestimento de móveis industriais, onde há uma necessidade constante de equilibrar velocidade e qualidade. Além da eficiência, o mercado de móveis segue as tendências globais e coloca crescente ênfase na sustentabilidade.

A Covestro apresentou recentemente, na European Coatings Show 2019, o Bayhydrol eco UV 2877, uma dispersão de secagem rápida que oferece grande flexibilidade de aplicação quando usada em sistemas de revestimento de cura UV de um e de dois componentes. Ele pode ser usado em formulações pigmentadas e transparentes, e é igualmente adequado para acabamentos e primers. Além disso, cerca de 35% do produto é baseado em biomassa.

As formulações de revestimento baseadas em Bayhydrol eco UV 2877 mostram um mecanismo de multi-cura: os revestimentos obtêm filmes livres de aderência com boas propriedades mecânicas e resistência a manchas, mesmo antes da cura por UV ou em baixa dosagem de energia UV. A cura com radiação UV fornece revestimentos finais com resistência química e dureza ainda maiores.

Produtividade significativamente maior

"A secagem é até 50% mais rápida do que com um produto padrão de alto desempenho", diz a Dra. Berta Vega Sánchez, gerente de marketing de revestimentos e adesivos para móveis da Covestro. "O revestimento alcança boas propriedades mesmo em áreas sombreadas sem a necessidade de adicionar um endurecedor, o que é igualmente benéfico para formuladores de revestimento e fabricantes de peças".

Os fabricantes de móveis ganham liberdade de design, já que peças tridimensionais com áreas sombreadas podem ser revestidas com um alto nível de qualidade. Os revestimentos UV de um componente são fáceis de manusear, não há vida útil a considerar e há menos desperdício do que com os sistemas padrão.

Vantagens ecológicas

Os revestimentos à base de água não requerem nenhum diluente reativo e emitem quantidades menores de compostos orgânicos voláteis (VOCs) do que os sistemas padrão, permitindo uma marcação mais favorável. A menor dependência da qualidade do UV significa que ambos os processadores podem reduzir a dosagem de UV ou que os formuladores de revestimentos podem reduzir a quantidade de fotoiniciador, o que é uma vantagem real de custos.

O Bayhydrol eco UV 2877 é parcialmente baseado em recursos renováveis, contribuindo para a economia circular, ajudando a fechar o ciclo de carbono. Além disso, uma avaliação do Ciclo de Vida mostrou uma melhoria significativa na pegada de carbono em comparação com as dispersões curáveis por UV padrão à base de água. As outras categorias de impacto ambiental sob investigação mostram as tendências esperadas ao comparar materiais de base biológica com materiais fósseis.

Por todas essas razões, o Bayhydrol eco UV 2877 é um exemplo perfeito para se obter mais com menos: um consumo reduzido de energia e recursos fósseis leva a melhores propriedades de superfície.

  Mais notícias