Publicidade
Anuncie

Diretora da Abiquim, Marina Mattar, é escolhida para comitê da CPLC, projeto global do Banco Mundial

24/04/2019 - 17:04

A diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Abiquim, Marina Mattar, foi escolhida pela Assembleia Geral da Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), liderada pelo Banco Mundial, para integrar o Steering Committee dessa iniciativa global, em reunião na sede do Banco Mundial, no dia 11 de abril, liderada por Kristalina Georgieva, CEO do World Bank Group, e Christine Lagarde, do Fundo Monetário Internacional (FMI). O governo brasileiro foi representado na reunião pelo secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Da Costa.

Marina, única brasileira a integrar o Comitê, já havia sido eleita para exercer a função de co-chair do grupo de trabalho internacional Mobilizing Business Support da CPLC, no período de 2016 a 2018. Essa nova escolha reflete o permanente trabalho da executiva nas ações de mitigação aos efeitos das mudanças climáticas, bem como o sólido engajamento da indústria química com respeito ao tema precificação de carbono, sendo que o setor químico está na vanguarda das discussões sobre o assunto no segmento industrial brasileiro lançando seu posicionamento oficial sobre o tema ainda em 2017.

“O desenvolvimento sustentável é uma responsabilidade compartilhada entre o governo, o setor privado e a sociedade e a indústria química está ciente do seu importante papel nesse cenário, uma vez que é um dos setores que mais investem em inovações criando soluções de baixo carbono para diversos setores industriais. Nesse sentido, a economia de baixo carbono não deve ser vista como um desafio, mas sim como uma oportunidade, especialmente para o Brasil, por ter a maior biodiversidade do mundo, ser rico em recursos naturais, ter um extenso território e uma indústria forte. Além de importante para o meio ambiente, políticas que viabilizam uma economia de baixo carbono sustentável podem ser muito positivas para o Brasil e para indústria brasileira, no sentido de atrair investimentos e viabilizar novas tecnologias para o próprio País e para os países vizinhos. Não há sustentabilidade sem competitividade e grandes oportunidades de negócio poderão ser geradas com o novo cenário de economia de baixo carbono”, enfatiza Marina.

A CPLC é um projeto global do Banco Mundial e reúne governos nacionais e regionais, empresas e ONGs, que trabalham em prol do desenvolvimento de diferentes políticas de precificação de carbono no mundo.

O Steering Committee é responsável por monitorar o progresso do plano de trabalho, fazer recomendações de novos grupos de trabalho e novas atividades à CPLC, mobilizar apoio empresarial, fomentar o engajamento das partes interessadas, rever as estratégias de divulgação e comunicação do tema, analisar os relatórios de progresso das atividades; e seus membros devem atuar como embaixadores da Coalizão em eventos e atividades para promover a precificação de carbono.

Marina é natural de Jaú, no interior do estado de São Paulo, com experiência de trabalho nos setores privado, público e terceiro setor, adquirindo experiência profissional na BASF SA, em São Paulo; na Anistia Internacional, no Escritório da Secretária-Geral, em Londres; no Governo de Illinois, no Escritório de Comércio e Investimento, em Chicago; no Instituto Sou da Paz; no Consulado Americano, no Departamento Comercial, em São Paulo; e na Organização das Nações Unidas (ONU), no Departamento de Informação Pública, em Nova York.

A diretora da Abiquim também é articulista e tem proferido palestras no Brasil e no exterior, incluindo em diversas  Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas e do Banco Mundial, bem como exerce a coordenação-executiva da Frente Parlamentar da Química, representando a Abiquim; é membro do Leadership Group on Energy & Climate Change do International Council on Chemical Industry (ICCA); conselheira do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI; e membro do Comitê da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU. Formada em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Marina obteve o título de Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação “Migrações Ambientais, Direitos Humanos e o Caso dos Pequenos Países Insulares”. Durante a sua graduação, Marina criou e implementou o projeto Doando Conhecimento, projeto de cooperação internacional, que resultou na doação de salas de leitura para três países africanos de língua portuguesa.

  Mais notícias