Publicidade
Anuncie

Tendências dos vários segmentos de tintas em debate no Fórum Paint & Pintura Caxias do Sul

08/08/2019 - 13:08

Evento teve início hoje pela manhã e segue com palestras técnicas e de gestão durante todo o dia. O Painel "Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos do setor" encerrará o encontro

O 43º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sul - teve início hoje pela manhã no Hotel Intercity Caxias do Sul, localizado na Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul (RS). Francisco Racz, da Racz, Yamaga & Associates (RY), abriu o evento abordando as tendências dos vários segmentos da indústria de tintas. Na palestra intitulada "O mercado de tintas caminha para geração de valor real“, Francisco Racz analisou as tendências crescentes dos vários segmentos, do cenário competitivo e da evolução do valor agregado real e rentabilidade. Fez também um paralelo da evolução do mercado do Brasil com o cenário mundial de tintas e fatores chaves para o sucesso. Racz tem mais de 40 anos de experiência em todos os segmentos de tintas e relacionados na América Latina.

Em seguida, foram apresentadas novas tecnologias da BASF destinadas a sistemas monocomponentes baseados em emulsões acrílicas de última geração, desenvolvidas para o uso em formulações de tintas anticorrosivas com propriedades de primer acabamento base água, também chamadas de DTM (direto no metal, da sigla em inglês) de alta performance. Esses sistemas oferecem excelentes resultados de resistência à corrosão em salt spray, mesmo na ausência de pigmentos anticorrosivos, além de propriedades de elevado brilho e muito boa adesão. Na segunda parte da palestra foram explanados aditivos do portfólio BASF que contribuem para agregar valor à formulação do cliente, seja por meio do aumento de performance e/ou da redução de custos totais. Foram indicadas as melhores opções e benefícios oferecidos por esses aditivos, de acordo com o tipo de aplicação (decorativa ou industrial) e de tecnologia (base água ou base solvente). Ministraram a palestra Luiza Goulart, química especializada para resinas em tintas - BASF América do Sul; e Marlon Braidott, consultor técnico de aditivos - BASF América do Sul.

O mercado é dinâmico e a escolha do produto pelo consumidor passa por um conjunto de avaliações, que vai desde o custo, facilidade em manusear até o diferencial técnico que o produto possui. Atenta às necessidades do mercado e buscando sempre inovações, a Brenntag apresentou novas tecnologias para possibilitar a formulação de produtos diferenciados e agregar valor a eles, na palestra "Inovações tecnológicas para o mercado de tintas: de resinas a aditivos especiais", proferida por Sergio Santos, coordenador técnico ACES Brasil.

Em um mundo praticamente todo digital, o consumidor busca por várias ofertas de um produto, em um curto espaço de tempo, para efetivar realmente o melhor custo-benefício. Dessa forma, em sua palestra “Inteligência no ponto de venda”, Aguinaldo Nabarro, gerente comercial do Grupo MAST, mostrou que, neste cenário de negócios, tornou-se imprescindível a utilização das mais avançadas tecnologias para demonstrar e garantir um compromisso contínuo de garantia de qualidade e oferta de serviços, a fim de atender a este comportamento e se diferenciar dentro de um mercado altamente competitivo. Segundo Nabarro, a retenção deste novo consumidor exige ações precisas no ponto de venda, o que remete diretamente a ter excelência em termos de instrumentação, software para leitura e desenvolvimento de cores, além de uma completa educação de campo. "Para isso, não se pode limitar a decisão da escolha destes pontos ao seu valor financeiro, mas sim analisar o que este fornecedor pode aportar para esta fidelização. Como usar as novas tecnologias inseridas nos equipamentos, como vender tinta e tintas diversas, fazem parte de uma maior conscientização do departamento de pintura. Desta forma, se realizará operações completas no centro de pintura."

Finalizando os trabalhos da manhã, a Eastman apresentou a palestra "Completando o quebra-cabeça em aditivos de baixo odor e zero VOC para a linha de tintas prediais", com Marcos Basso, gerente de desenvolvimento de Mercado, onde mostrou, além dos coalescentes de alto desempenho da empresa, a sua mais nova linha de neutralizantes de pH de baixo odor e zero VOC, aumentando o seu portfólio de produtos para o segmento de tintas prediais.

Palestras da tarde

As embalagens plásticas estarão no escopo dos assuntos a serem discutidos na parte da tarde. A Bomix levará Luiz Henrique Pires, coordenador comercial da Bomix para proferir a palestra "Logística reversa e reciclagem de baldes plásticos para tintas - Wecycle", onde serão apresentadas as vantagens das embalagens plásticas (ACV) e o Programa de Destinação de Embalagens Plásticas de Tintas.

Já a palestra “Stahl Polymers - Polímeros sustentáveis ??que melhoram o desempenho” vai abordar os polímeros acrílicos, formadores de filme, que proporcionam adesão excelente sobre superfícies metálicas, tornando-as perfeitas como revestimento anticorrosivo; uma resina fosca livre de compostos orgânicos voláteis (VOC), que providencia um brilho muito reduzido e excelente resistência química; além de inovações no mercado de dispersões poliuretanas para o mercado de pisos e revestimentos especiais da Stahl Polymers. Fernando Parra, gerente de Negócios América do Sul, fará a apresentação.

Que tal oferecer ao mercado um revestimento onde não haja contaminação de odor durante a aplicação? E lançar uma nova linha de materiais base água de 1 ou 2 componentes de alto desempenho? Ou mesmo um sistema de alto sólidos com secagem em menos de 2 horas? As novas tecnologias amigáveis ao meio ambiente da Covestro são alternativas de alta eficiência para cada substrato e seus requerimentos. Os prticipantes do Fórum terão a oportunidade de conhecer mais sobre acrílicas base água hidroxiladas e auto reticuláveis, dispersões poliuretânicas e sistema poliaspártico de altíssimos sólidos na palestra: “IMCD - Distribuindo inovações ao mercado de coating”, que será apresentada por Flavia Zangrandi, IMCD, e Ana Paula Alonso Cardoso, gerente técnica de Tintas e Revestimentos para América Latina da Covestro.

Na sequência, a Univar Solutions e a Dow irão apresentar inovações em aditivos e resinas de silicone com foco em desempenho e sustentabilidade para tintas e vernizes. A palestra “Como a tecnologia de silicone pode melhorar o desempenho de tintas e vernizes” será proferida por Fernando Martins (Dow), e Viviane Stivaletti (Univar Solutions).

Num dos encontros mais esperados do dia, será realizado o Painel com CEOS de indústrias de tintas, que vão falar sobre "Macrotendências em gestão para a próxima década: os novos rumos do setor". Vão participar deste painel: Cláudio Bardosa, diretor-presidente da Tecbril; Daniel Schneider, diretor comercial da Kresil; Filipe R. Colombo, CEO e Conselheiro da Anjo Tintas e Solventes; e Milton Killing, diretor presidente da Tintas Killing, são lideranças confirmadas para este painel.

Serviço:

43º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Gestão em Tintas - Região Sul
Data: 08 de agosto de 2019
Local: Hotel Intercity Caxias do Sul
Endereço: Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul (RS)
Horário: das 8h30 às 17h50
Informações: https://www.paintshow.com.br/paintpintura/forum/43/caxias-do-sul/2019
E-mail: eventos@agneloeditora.com.br

  Mais notícias