Publicidade
Anuncie

Evonik mantém expectativa, apesar do desaquecimento da economia

19/08/2019 - 17:08

A Evonik mantém suas perspectivas para o ano de 2019 apesar do quadro econômico cada vez mais sombrio. A empresa prevê que as vendas e o EBITDA ajustado das operações contínuas se mantenham, no mínimo, estáveis na comparação com o ano anterior. Em 2018, a Evonik gerou vendas de 13,3 bilhões de euros e um EBITDA ajustado de 2,15 bilhões de euros - não incluindo o desinvestimento do negócio de Metacrilatos.

No segundo trimestre deste ano, as vendas recuaram 3% para 3,31 bilhões de euros em comparação ao mesmo período do exercício anterior. Enquanto os volumes de venda diminuíram em função da economia mais fraca, a Evonik basicamente conseguiu manter os preços estáveis. O EBITDA ajustado caiu 8% para 566 milhões de euros no trimestre. Em comparação com o primeiro trimestre de 2019, todos os três segmentos químicos aumentaram as suas receitas. Para o segundo semestre do ano, a Evonik espera um desenvolvimento sólido contínuo.

“Estamos dentro do previsto e confirmamos as nossas previsões. O esfriamento do comércio mundial e o crescente enfraquecimento nas principais indústrias não está facilitando em nada. Ainda assim, estamos confiantes em relação ao restante do ano”, afirma Christian Kullmann, presidente da diretoria executiva da Evonik.

No primeiro semestre, o fluxo de caixa livre atingiu 95 milhões de euros. Esse valor é mais que o dobro do registrado no primeiro semestre de 2018 (46 milhões de euros). A Evonik se mantém no curso quando se trata de cumprir a sua meta de um fluxo de caixa livre e significativamente mais alto para o ano inteiro. 

“Do ponto de vista estratégico, avançamos um grande passo com o foco do nosso portfólio em especialidades químicas. Investimos em áreas que apresentam perspectivas de crescimento estáveis e atraentes e desinvestimos em negócios cíclicos sempre que necessário. Com isso, a Evonik fica menos exposta a ciclos econômicos”, ressalta Kullmann.

Além da venda do negócio de Metacrilatos para a Advent International, a empresa atingiu outro marco.  Em 10 de julho, a Veramaris, joint venture entre a Evonik e a holandesa DSM, inaugurou oficialmente a sua unidade de produção dos ácidos graxos ômega-3, necessários à piscicultura saudável do salmão. O projeto, que contribui para uma nutrição animal sustentável no longo prazo e ajuda a preservar a biodiversidade marinha, deve fazer uma contribuição tangível para as receitas da Evonik a partir do próximo ano.

Desempenho por segmento

Resource Efficiency

Um ambiente de mercado mais fraco para os negócios relacionados a veículos e revestimentos afetou as vendas do segmento, que recuaram 2% para 1,4 bilhão de euros no segundo trimestre. Os volumes de venda nas linhas de Sílica, Oil Additives e Coatings foram impactados pela contração econômica. O segmento registrou uma demanda maior por polímeros de performance e por compostos na área de Crosslinkers para o mercado de energia eólica. O EBITDA ajustado baixou 9% para 325 milhões de euros.

Nutrition & Care

As vendas do segmento no segundo trimestre recuaram 5% para 1,31 bilhão de euros. A demanda por aminoácidos essenciais para nutrição animal se manteve alta, enquanto os preços de venda ficaram abaixo dos obtidos no mesmo trimestre do ano anterior. O EBITDA ajustado do segmento caiu 14% para 190 milhões de euros em consequência de preços mais baixos e dos custos envolvidos na nova fábrica de metionina em Singapura. Áreas como Care Solutions e Health Care, que estão mais próximas dos consumidores, mostraram a sua estabilidade em um ambiente ciclicamente mais fraco.

Performance Materials

As vendas no segundo trimestre baixaram 4% para 594 milhões de euros. O avanço na linha de Performance Intermediates foi afetado pela redução do preço do petróleo e por preços de venda ligeiramente mais baixos. Na linha de Functional Solutions, em contraste, os alcoolatos apresentaram um bom desenvolvimento. O EBITDA ajustado do segmento recuou 4% para 76 milhões de euros.

  Mais notícias