Publicidade
Anuncie

Rhodia celebra 100 anos no Brasil com apoio à Mostra+Sustentável e à construção de biblioteca infanto-juvenil

09/09/2019 - 15:09

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e um grupo de clientes e parceiros investiram para a construção de uma biblioteca pública infanto-juvenil ao lado da Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo, Campinas, com o emprego de materiais de fonte renovável, entre os quais o sistema construtivo wood frame, que usa painéis pré-moldados de madeira de reflorestamento, e laminados de alta pressão.

Trata-se da primeira biblioteca pública construída pelo setor privado na região de Campinas e é o primeiro equipamento público da América do Sul erguido a partir desse sistema construtivo que utiliza madeira tratada industrialmente.

A biblioteca integra a Mostra+Sustentável, um evento anual que reúne arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, gastronomia e educação, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. A Mostra sempre acontece em benefício de uma instituição privada, sem fins lucrativos, com forte impacto social e reconhecida gestão.

Os ambientes decorados e em exposição são projetados com a inclusão de técnicas, conceitos e produtos sustentáveis. E todo o trabalho feito fica como legado definitivo para a instituição atendida.

Sob a liderança e curadoria do engenheiro e empreendedor social Fernando Caparica, em 2019 a Mostra funcionará de 04 de setembro a 13 de outubro na Fundação Síndrome de Down, instalada à Rua José Antonio Marinho, 430, distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O tema principal é a Vila 21 (referência à quantidade de cromossomos 21 presentes em portadores da Síndrome) e terá dois núcleos residenciais, um núcleo comercial e diversas praças, totalizando em torno de 40 ambientes instalados numa área de aproximadamente 3.500m².

Legado para a instituição e para a comunidade - Segundo a presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique, o apoio a iniciativas que combinam sustentabilidade e responsabilidade social faz parte da história da empresa no Brasil e no mundo.

“Ao longo de nossa trajetória empresarial de sucesso no Brasil, que está completando 100 anos em 2019, nós criamos raízes profundas com as comunidades onde temos presença industrial e comercial. Temos muito orgulho de nossa história porque o nosso propósito continua o mesmo: produzir a química sustentável, que valoriza os recursos renováveis, usa responsavelmente os recursos não renováveis e respeita as comunidades. Tudo isso para assegurar um planeta melhor para as gerações futuras”, diz Daniela Manique.

A empresa sempre acreditou - e continua acreditando - na capacidade de crescimento do Brasil. “Por isso, temos feito investimentos em fábricas, no desenvolvimento de tecnologias, produtos inovadores e sustentáveis, em nossos funcionários e parceiros, e no relacionamento com as comunidades. O nosso legado é a referência que usamos para continuar crescendo no País”, acrescenta a presidente do Grupo Solvay na América Latina.

A Rhodia, desde 2011, pertence ao Grupo Solvay, uma das maiores companhias internacionais dos setores de materiais avançados e de produtos químicos, fortemente engajada em Sustentabilidade.

Produtos inovadores e sustentáveis

Além de ajudar a construir a biblioteca, que ficará com um legado definitivo para Fundação Síndrome de Down e poderá ser usada pelos frequentadores da instituição e pela comunidade em geral, a Rhodia, junto com alguns clientes e parceiros, tais como STAMADE, MG Homes, Pertech e EcoSimple, também está apoiando a realização da Mostra+Sustentável.

Entre os produtos da Rhodia que estão sendo utilizadas tanto na biblioteca quanto em ambientes da Mostra destacam-se os intermediários químicos da cadeia do fenol que são empregados em resinas para o setor de madeira tratada industrialmente. Como exemplos estão o sistema construtivo wood frame industrial e os revestimentos laminados decorativos de alta pressão, que são compostos por múltiplas camadas de papel kraft sobrepostas e papel decorativo, impregnados com resinas.

“As matérias-primas da cadeia do fenol da Rhodia permitem o desenvolvimento de resinas capazes de proporcionar vida longa aos mais variados projetos com madeira tratada industrialmente, conferindo características como resistência à umidade, maresia, riscos e manchas, não proliferação de bactérias e cupins, resistência ao calor, ao vapor etc“, informa Antonio Leite, Vice-Presidente Global de Fenol e Solventes da Solvay.

Também estão presentes na Mostra aplicações de especialidades químicas para tintas decorativas e imobiliárias e de carbonato de sódio (soda ash), que é utilizado por indústrias de vidros destinados ao mercado de construção civil, entre outros. 

Além disso, a empresa escolheu a Mostra+Sustentável para fazer o lançamento ao mercado Casa e Decoração do primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo, o Amni Soul Eco®, para aplicação em estofados e outros objetos de decoração, em tecidos confeccionados pela EcoSimple. Esse fio é uma das muitas inovações sustentáveis criadas recentemente pela Rhodia no Brasil e que hoje estão presentes em diversos produtos à disposição dos consumidores.

100 anos de presença da Rhodia no Brasil

Sob as marcas do pioneirismo e da inovação, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está completando 100 anos de atividades no Brasil em 2019. A empresa iniciou sua trajetória de sucesso em 19 de dezembro de 1919 em Santo André - SP, com a instalação de uma unidade industrial de produtos químicos, que representou o primeiro passo da industrialização da região do ABC paulista. Sempre à frente do seu tempo, a Rhodia tem dado ao longo desse período uma contribuição decisiva para o fortalecimento do setor químico/têxtil e da indústria do Brasil em geral, com o desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos para diversos mercados, e com um profundo relacionamento com a sociedade brasileira. Desde setembro de 2011, a Rhodia faz parte do Grupo Solvay, um dos mais relevantes players internacionais em materiais avançados e especialidades químicas. Saiba mais em www.rhodia.com.br e em www.solvay.com.

  Mais notícias