Publicidade
Anuncie

Abeaço destaca Prolata e logística reversa durante a Abrafati 2019

26/09/2019 - 16:09

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) destaca a logística reversa para o setor de tintas durante a Abrafati 2019, maior evento do segmento de tintas da América Latina e que acontece de 1 a 3 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. O estande da Abeaço é o 233.

A Abeaço aproveita o evento para falar sobre a Prolata, programa para a reciclagem de latas de aço criado em 2012. A iniciativa é um bom exemplo de como a união de fabricantes de tintas, revendedores de tintas e fabricantes de latas pode acelerar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Acreditamos que é papel do fabricante de latas de aço recebê-las de volta e encaminhá-las para revalorização. Mas o sistema de logística reversa deve ser constituído considerando a responsabilidade compartilhada, envolvendo consumidor, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos envasados, varejo e, por fim, a indústria recicladora”, comenta Thais Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata.

Uma das ações da Prolata é a implementação dos pontos de entrega voluntária (PEVs), que fazem parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas para cumprir todas as etapas da chamada logística reversa, garantindo que as embalagens de tinta vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem descarte no meio ambiente. 

Desde julho já foram inaugurados, na Baixada Santista, nove PEVs para coleta de latas de tintas pós-consumo. A instalação dos postos da Prolata na Baixada Santista faz parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental celebrado, em novembro de 2018, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo; a Abeaço, criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).

  Mais notícias