Wana Química

13.000º robô da Dürr será levado para a General Motors, na Coreia

07/10/2019 - 17:10

O 13.000º robô fabricado pela Dürr será levado a uma nova linha de pintura para a General Motors em Changwon na Coreia. A cerimônia inovadora para a planta aconteceu em 27 de maio. Essa é a primeira instalação da nova geração de robô da Dürr para a GM. O equipamento robótico é parte do maior pedido feito até hoje da Dürr na Coreia.

O 13.000º robô fabricado pela Dürr é um EcoRP E043i, e será usado para pintar o interior dos carros de passageiros na GM em Changwon. A amostra de aniversário é especial para a Dürr por diversos motivos: é a primeira vez que a nova terceira geração robótica da Dürr será usada na GM, que contará com pintura totalmente automatizada com a última tecnologia de aplicação. O equipamento para a nova linha de pintura, que a Dürr foi contratada para construir em dezembro de 2018, inclui um total de 78 exemplares dessa terceira geração. O pedido total também é o maior que a Dürr recebeu até hoje como fornecedor geral na Coreia. A GM colocará a planta planejada em operação em 2021, e pintará o novo Chevrolet Spark, assim como SUVs compactos, ali usando o método “úmido sobre úmido” (3-wet).

Os robôs de pintura EcoRP E043i e 033i realizarão a pintura do interior e exterior das carrocerias dos carros em Changwon, e robôs de sete eixos com a última tecnologia de atomizador do EcoBell3 pintarão os interiores das carrocerias dos veículos com altíssima precisão e flexibilidade. Com a sua mobilidade melhorada, poderão alcançar mesmo lugares de difícil acesso sem esforço. Os exteriores serão pintados usando robôs de seis eixos. A tecnologia de aplicação da Dürr, como o limpador de atomizador EcoBell Cleaner D2, representa os processos de ponta com baixas emissões de VOC. A interação da bomba de dosagem, do trocador de cor, do atomizador e do limpador do atomizador garante alterações de cor mais rápidas e eficientes em apenas 15 segundos, assim reduzindo a perda de tinta e consumo de solventes ao alterar de cor.

Os solventes são removidos do ar de exaustão usando um sistema de purificação de ar de exaustão térmico regenerativo Ecopure RTO junto com o concentrador de VOC Ecopure CRC da Dürr.

Na fábrica existente em Changwon, a Dürr planejou a planta em três níveis e com duas linhas de pintura para um volume total de 60 veículos por hora. A GM pensou um passo à frente no planejamento da planta e já reservou espaço para uma futura linha de pintura em dois tons.

A construção da planta também representa o maior pedido da Dürr na Coreia. Um fator decisivo para a GM foi a proximidade geográfica. A Dürr está implementando o projeto em cooperação próxima entre a sede na Alemanha e a subsidiária coreana em Seul. Ter parceiros de contato diretamente no local significa que a Dürr pode fornecer serviço eficiente e altamente qualificado localmente.

“Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos pela GM para esse importante projeto. Isso mostra o alto benefício para os nossos cliente dos novos recursos dos robôs de terceira geração: alta qualidade e disponibilidade com custos otimizados”, explica Lars Friedrich, membro do Conselho de gestão da Dürr Systems AG e responsável pela Divisão de Tecnologia de Aplicação.

  Mais notícias