Wana Química

Clariant apresenta inovações para tintas e revestimentos na Abrafati 2019

07/10/2019 - 17:10

A Clariant contribui para ambientes urbanos mais sustentáveis e seguros por meio de novas soluções para os desafios da indústria de construção. A empresa apresentou aos clientes as novidades do seu amplo portfólio durante a Abrafati 2019 - Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, que ocorreu entre os dias 1 e 3 de outubro, em São Paulo.

As inovações da Clariant em tintas e revestimentos para aplicações nesse segmento oferecem aos produtores de pastas pigmentárias, formuladores e usuários finais de tintas e revestimentos apoio na criação de ambientes urbanos mais sustentáveis e atraentes, capazes de lidar com a rápida urbanização mundial. Essa ajuda pode ser na forma de uma pintura ousada em grandes construções, feitas com mais eficiência e menor uso de recursos, ou mantendo a ótima aparência de edifícios pintados com cores intensas após a aplicação de apenas uma camada, ou ainda permitindo que arquitetos usem com segurança os atributos naturais e sustentáveis da madeira em inspiradores arranha-céus ou ambientes internos.

O uso da madeira, chamada de “novo concreto” por alguns, está se tornando mais popular dentro e fora de edifícios, bem como em instalações residenciais e comerciais nas cidades. Usada na estrutura de novos edifícios, como revestimento de fachadas, em áreas externas de maneira geral ou na parte interna das construções, a preservação da madeira traz desafios de proteção e segurança bastante específicos.

Para conservar o aspecto e a qualidade de madeiras exteriores no longo prazo, o novo Hostavin 3315 DISP oferece o benefício da proteção UVA sustentável, sem classificação de perigo, a revestimentos e sistemas de tintas à base de água. O absorvedor de UV possui excelente fotopermanência e elevada resistência à migração, o que ajuda a manter o revestimento, por exemplo, em perfeito estado, não importa o clima.

Quando usado em conjunto com o estabilizador de luz à base de aminas estericamente impedidas (HALS) Hostavin 3070 DISP, os benefícios de um revestimento transparente duram ainda mais. Ambos possuem o selo EcoTain da Clariant em reconhecimento aos seus atributos de sustentabilidade.

O novo Ceridust1060 TP, também com selo EcoTain, é um inovador aditivo de cera natural quase 100% renovável, para revestimentos internos de madeira destinados a móveis, pisos, molduras de janelas e vigas. O produto oferece a quantidade certa de suavidade, alta resistência a arranhões e características antideslizantes esperadas de um acabamento protetor de alta qualidade. Os formuladores também se beneficiam da sua fácil dispersão.

Os aspectos de sustentabilidade também podem ser levados aos canteiros de obras. O retardante de chamas não halogenado Exolit AP 435 da Clariant é destinado a revestimentos intumescentes à base de água para utilização em aço, com fácil aplicação mesmo em ambientes frios e após longos períodos de armazenamento. O polifosfato de amônio da Clariant, que recebe o selo EcoTain da empresa, resolve uma dificuldade conhecida envolvendo a aplicabilidade de longo prazo de revestimentos intumescentes.

“As soluções da Clariant beneficiam toda a cadeia em prol de cidades mais belas e sustentáveis no longo prazo. Isso porque oferecemos aos nossos clientes da indústria de revestimentos ingredientes que aumentam a eficiência, reduzem o uso de recursos e permitem o lançamento de produtos seguros, com alto desempenho e compatíveis com o meio ambiente”, comenta Eliandro Felipe, Regional Sales Manager BU Additives Clariant Latin America.

Já o novo Dispersogen PLF 100 da Clariant é um dispersante polimérico inovador, com baixa espumação, que ajuda a melhorar a eficiência na produção de pastas pigmentárias, inclusive no uso de concentrados de pigmentos vermelhos de difícil dispersão. As pastas acabadas possuem uma poderosa e surpreendente intensidade de cor em tintas para fachadas. Além disso, suas qualidades de baixa espumação também são percebidas durante a aplicação. Durante o processo de pintura, é gerada menos microespuma e as superfícies pintadas tornam-se mais lisas. Além disso, o aditivo ajuda as pastas pigmentárias a manter seus níveis originais de viscosidade durante a armazenagem por até dois anos. Outra vantagem é que o Dispersogen PLF 100 permanece na película aplicada sem ser lixiviado em caso de exposição da tinta à umidade antes de secar. Com isso, eliminam-se os chamados “caminhos de caracol” em tintas coloridas, economizando tempo e recursos necessários para recobri-los.

“Ao oferecer inovações sustentáveis para ambientes externos, a Clariant proporciona maior eficiência ao mesmo tempo que valoriza a estética das construções. O novo dispersante polimérico Dispersogen PLF 100 conta com uma tecnologia avançada que reduz o tempo de produção de pastas pigmentárias, ajuda a eliminar defeitos de aplicação e preserva a intensidade das cores das tintas”, ressalta Marcia Rios, Head of Industrial Application BU ICS Clariant Latin America.

Até mesmo as tintas usadas em veículos pesados - parte integrante do cenário urbano atual - estão deixando a sua marca em cidades sustentáveis. A produção em massa de tonalidades de alta intensidade e elevado volume requer que o fabricante da tinta realize uma complexa dispersão para conseguir o tom perfeito de revestimentos de alta performance. Geralmente é um processo demorado e custoso em termos de impacto ambiental, tempo de produção e esforço de limpeza.

A nova geração de pigmentos da Clariant não só oferece cores com alto brilho, como também simplifica ainda mais o processo de dispersão em um dissolver de alta velocidade, tornando o moinho de esferas desnecessário. Isso melhora a ecoeficiência e a flexibilidade. O tempo de produção pode ser reduzido em aproximadamente 85% e o consumo de energia em até 90%, gerando um nível significativamente menor de águas residuais e menor necessidade de limpeza, além de permitir uma possível economia de custos de 30%.

“Os pigmentos da Clariant de nova geração, que eram chamados de pigmentos de fácil dispersão, representaram um impacto significativo no mercado nos últimos anos. A tecnologia exclusiva da Clariant atingiu um nível de maturidade tão grande que esses pigmentos passaram a integrar o portfólio regular de produtos, usando a nomenclatura padrão de pigmentos da Clariant”, afirma Geraldo Ventola, Sales Head BU Pigments Clariant Latin America.

Seminário técnico

A Clariant apresentou a palestra “Dispersantes para pigmentos à base de água”, proferida por Alberto Diaz, gerente técnico de aplicações industriais BU ICS, durante o Congresso Internacional de Tintas, no dia 1º de outubro.

  Mais notícias