Publicidade
Anuncie

Diretora de pesquisa e inovação do Grupo Solvay na América Latina ganha prêmio dedicado a mulheres na Ciência

01/11/2019 - 10:11

Lidiane Oliveira foi destaque como Líder na Indústria no Women in Chemistry and Related Sciences pelo trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira acadêmica e profissional.

A diretora de pesquisa e inovação do Grupo Solvay na América Latina, Lidiane Oliveira, conquistou o primeiro lugar na categoria Líder na Indústria do prêmio Women in Chemistry and Related Sciences, promovido pela American Chemical Society (ACS) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Em seu segundo ano de realização, o prêmio reconhece mulheres cientistas que tenham alcançado feitos e contribuições para a química e ciências relacionadas. A ACS e a SBQ pretendem promover a igualdade entre gêneros na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Brasil e desenvolver esforços para uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade na investigação científica e na área da Química.

Além de Líder na Indústria, o prêmio contempla mais duas categorias: Líder Emergente na Química e Ciências Relacionadas e Líder na Academia. Foram mais de 50 candidatas inscritas, com experiências únicas, e Lidiane se destacou após a aplicação dos critérios de seleção, que incluem publicações científicas, patentes e relevância das pesquisas para sociedade.

“Fiquei muito feliz e honrada! Após receber a notícia, fiz uma retrospectiva de todo o meu caminho profissional até aqui, e vejo esse prêmio como um reconhecimento de todo o esforço, de toda a dedicação. Além disso, sinto uma imensa gratidão, porque eu não estaria aqui se não fosse a ajuda e a parceria de muita gente ao longo desses anos, na vida pessoal e profissional. E o prêmio vem com o desafio de continuar indo além e contribuir para o desenvolvimento da Ciência e da Pesquisa através da Rhodia, do Grupo Solvay”, comemorou.

Durante a cerimônia, além de receber o prêmio, Lidiane contou um pouco sobre sua carreira e participou do painel Construindo uma Cultura de Diversidade e Inclusão. As vencedoras das três categorias ganharam cada uma dois mil dólares e outros benefícios.

Mulheres na ciência

Algumas mulheres que escolhem a ciência como profissão ainda têm questões internas relacionadas à carreira na área, como se há espaço no mercado de trabalho, quais são as oportunidades, se há reconhecimento. Segundo Lidiane Oliveira, prêmios como o Women in Chemistry and Related Sciences, que prestigiam mulheres cientistas, ajudam a divulgar e estimular as jovens mulheres a olharem para essa carreira, entendendo que há muitas oportunidades.

“Hoje ainda é necessário esse tipo de premiação exclusiva para mulheres, porque, em muitas áreas acadêmicas e posições de liderança na indústria, o número de homens ainda é muito maior. Então, acho que precisamos dessa segmentação, mas espero que em um futuro muito próximo isso não seja nem cabível de se pensar. Penso que tudo depende de algo que precisamos fazer como sociedade, que é olhar para a educação básica até o ensino superior, permitindo que as mulheres, as meninas, tenham tantas oportunidades quanto os homens”, afirmou.

Trajetória reconhecida

Lidiane Oliveira é doutora em Ciências formada pela Unicamp, com mestrado e bacharelado em Química pela mesma universidade e acumula mais de 20 anos de experiência em indústrias químicas e de bens de consumo. Ela está no Grupo Solvay desde 2014, quando começou como gerente de Pesquisa e Inovação na América Latina, liderando as equipes de aplicação e síntese para os mercados de Agroquímicos, Tintas, Home & Personal Care, Petróleo & Gás e, Soluções e Processos Industriais.

Em 2019, Lidiane foi nomeada diretora de Pesquisa e Inovação do Grupo Solvay para a América Latina, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição em toda a história do Centro de Pesquisa de Paulínia, criado há 45 anos. Está à frente de uma equipe de cerca de cem pesquisadores e mais de uma dezena de laboratórios, incluindo o Laboratório de Biotecnologia Industrial, único da Solvay no mundo.

Na indústria, Lidiane atua para transformar a área de inovação com foco em pessoas e sustentabilidade. Entre as inovações desenvolvidas junto às equipes ao longo de sua carreira na Solvay estão o emoliente de origem vegetal para substituição de silicone em produtos para cabelo, o Mackaderm LIA (GBU Novecare); e a solução sustentável para substituição do enxofre no processo de branqueamento de açúcar, o Fentacare CS (GBU Novecare). Ela também é líder do projeto, em andamento, de uma solução inovadora e sustentável para tratamento de sementes de soja e aumento de produtividade em campo.

  Mais notícias