Publicidade
Anuncie

Manutenção de pinturas em estruturas metálicas gera economia para a indústria

20/05/2020 - 16:05

Inspeções rotineiras permitem que pequenos reparos sejam realizados pontualmente para garantir segurança e durabilidade

A manutenção preventiva não passa apenas pelo funcionamento de máquinas e equipamentos. A pintura das estruturas metálicas é um dos pontos que merece atenção especial para evitar gastos excessivos por conta de grandes reparos.

Segundo os especialistas da Solventex Tintas, a duração da pintura de uma estrutura metálica depende, entre outras coisas, da escolha correta da tinta - de acordo com os parâmetros do projeto -, das especificações utilizadas no tratamento da superfície e de normas técnicas pertinentes a cada caso.

Para manter a pintura, os especialistas recomendam inspeções visuais preventivas rotineiras. "Durante essas vistorias, podem ser efetuadas operações simples de limpeza e manutenção da pintura. Além disso, deve-se levar em conta se essa manutenção ocorrerá somente nos pontos de corrosão ou em toda a estrutura, já que esse fator impacta em sua durabilidade", aponta José Alves Cintrão Neto, consultor técnico da Solventex.

A medida ajuda a gerar economia, uma vez que um ponto de corrosão precoce, por exemplo, pode ser reparado pontualmente, sem que o desgaste tome proporções maiores. O problema geralmente ocorre quando há uma especificação inadequada da tinta. Neste caso, a manutenção imediata é fundamental para a durabilidade e/ou segurança da estrutura.

"O Primertex Solventex auxilia na prevenção da oxidação. O produto aplicado age como fundo anticorrosivo, ajudando a frear a ação do tempo e preservar a estrutura metálica por mais tempo", explica o especialista.

Os principais fatores que tornam os reparos necessários são os processos de degradação na pintura, que podem ser superficiais, como alterações de cor e brilho; ou estruturais, que comprometem a integridade da película de tinta e consequentemente, sua função protetora.

O uso do produto adequado para a pintura em estruturas metálicas é muito importante para que ela esteja sempre protegida contra o desgaste e tenha maior durabilidade. Para acertar em sua escolha é preciso levar em conta o ambiente e suas intempéries. Dessa forma, as estruturas ficam mais resistentes contra os elementos corrosivos, o metal tem maior duração e não há necessidade de manutenções frequentes.

Esse é um dos pontos mais importantes para a economia do segmento industrial, que precisa de um bom programa de manutenção do maquinário para garantir também a segurança do trabalhador.

Entre os benefícios de levar um programa de manutenção preventiva adiante estão o aumento da produção, aumento da vida útil dos maquinários, diminuição dos acidentes de trabalho e consequentes indenizações, redução de riscos de multas ou interdições por danos ao meio ambiente e aumento da sua credibilidade no mercado.

  Mais notícias