Publicidade
Anuncie

Tecnopails apresenta “Lavelli A21” para tintas líquidas

15/12/2021 - 09:12

Tecnopails, a divisão de sistema de envases, da recentemente renomeada IM GROUP (antiga Inkmaker Group), revelou o primeiro sistema automatizado do mundo para combinar tampas com anéis de fechamento, a tempo para o período festivo de fim de ano.

A Tecnopails, adquirida pela IM GROUP no início do ano passado e especializada no projeto e produção de sistemas automatizados para envase, selagem e etiquetagem de recipientes de tintas e produtos químicos, produziu as máquinas inovadoras para uma conceituada empresa multinacional europeia, especializada em soluções de embalagem inovadoras e sustentáveis. 

Conhecidas como “Lavelli A21” (em homenagem a seu criador Luigi Lavelli), as duas máquinas gêmeas concebidas em uníssono com o cliente da Tecnopails, foram projetadas especificamente para produzir a solução de embalagem definitiva e minimizar as ações de qualquer operador para apenas colocar uma tampa, com anel, em um recipiente. A operação de unir as tampas empilhadas prontas - atualmente a única ação restante para um operador manipular - também foi predefinida para ser totalmente integrada ao sistema existente usando IoT e tecnologia da indústria 4.0.

“As principais razões para sermos os primeiros a desenvolver esta máquina podem ser atribuídas aos nossos quarenta anos de experiência no setor, juntamente com o investimento significativo da IM GROUP em P&D e automação industrial 4.0; a tecnologia inteligente usada nos permitiu criar essas máquinas para fazer interface com o sistema de gestão do cliente, bem como pré-projetá-las para integração e automação futura de potencialmente muitas outras fases do processo, dentro de um contexto de indústria 4.0”, explicou Antonio Riggio, Gerente de Operações, Tecnopails, “Estamos muito orgulhosos desta conquista, em primeiro lugar porque essas máquinas são as primeiras de seu tipo no mundo, mas também porque produziram outro exemplo de engenharia italiana de qualidade.”

O sistema utiliza duas estações, onde os operadores podem carregar tampas e anéis em um ambiente totalmente seguro, mesmo com a máquina em movimento. A máquina então monta automaticamente a tampa e o anel, combinando-os e empilhando-os uniformemente. O sistema inteligente é programado para detectar automaticamente a orientação em que qualquer alça foi posicionada, eliminando a necessidade de as travas serem armazenadas em uma ordem precisa pelo operador. Além disso, cada máquina vem equipada com uma tela sensível ao toque amigável para facilitar a interface gráfica com o operador.

“Estamos muito orgulhosos desta conquista, da Tecnopails, que contribuiu significativamente para garantir que a IM GROUP mantenha sua posição como pioneira em inovações da indústria 4.0”, disse Christophe Rizzo, CEO EMEA / AMERICAS, IM GROUP.

 

  Mais notícias