Publicidade
Anuncie

Grupo construção é + defende maior atenção ao setor e ressalta seu papel essencial

19/12/2022 - 10:12

Treze diferentes entidades, entre as quais a Abrafati, juntaram-se para influenciar políticas de Estado

A construção civil é um dos motores do desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas sua contribuição precisa ser mais valorizada. Partindo desse princípio, sob a liderança da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), entidades do macrossetor da construção uniram-se no Grupo Construção é + para reafirmar à sociedade e aos governantes o seu papel essencial para o avanço do país. Fazem parte do grupo: Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), Afeal (Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção), Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos), Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e Drywall (Associação Brasileira do Drywall), além da CBIC.

No dia 29 de outubro, um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo e assinado pelas lideranças das entidades, destacou alguns dos aspectos relacionados à importância do setor, como o fato de que responde por 6% do total de empregos no país.

A base para o texto foi um diagnóstico encomendado à Fundação Dom Cabral, que mostrou a força da construção, em termos de participação no PIB, de geração de empregos e de estímulo à economia em geral. Da mesma forma, destacou a sua relevância para a redução de graves problemas sociais (como o déficit habitacional ou a falta de saneamento básico), a melhoria da qualidade de vida nas cidades e a sustentabilidade, assim como a redução dos gargalos de infraestrutura.

Desde então, o grupo vem se reunindo e trabalhando na elaboração de projetos. No dia 07 de dezembro, durante o 95º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), um conjunto de propostas foi entregue ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

  Mais notícias