Publicidade
Anuncie

Evonik amplia sua família Spherilex

03/02/2023 - 13:02

A nova sílica permite um acabamento altamente fosco ou um brilho sedoso em revestimentos arquitetônicos e para madeira

A Evonik está lançando um novo produto que incorpora a sua comprovada tecnologia Spherilex. A sílica esférica XP 0002-1 é caracterizada pelo tamanho de partícula especialmente pequeno e por sua adequação não só para tintas arquitetônicas, mas também para revestimentos em madeira base água, fosco profundo e brilho sedoso.

Nas superfícies de madeira, há uma tendência geral por estéticas naturais e pela sustentabilidade: os clientes querem que seus pisos parquet, bancadas de cozinha ou móveis tenham um toque macio e bonito ao mesmo em que mostram o delicado grão da madeira sem nenhum efeito brilhante. De igual preferência é a durabilidade e a resistência da superfície ao esforço mecânico.

“As tendências de consumo indicam que o revestimento em madeira tem de cumprir as duas exigências”, diz Marc Trageser, Marketing Manager Decorative Coatings EMEA na Evonik Coating Additives. “Ele deve oferecer a melhor proteção possível para a superfície, enquanto permite uma aparência natural, não tratada”.

Partículas especialmente finas

O novo integrante da família Spherilex, com nome provisório  EXP 0002-1, ajuda a prolongar a durabilidade de um revestimento mediante a melhora da sua resistência contra riscos e abrasão. Ao mesmo tempo, a sílica proporciona uma aparência fosca ou um brilho sedoso para atender aos requisitos estéticos dos clientes. 

“Em combinação com os agentes fosqueantes clássicos, o EXP 0002-1 atua como estimulador de fosqueamento. Em razão disso, a superfície revestida não apresenta o ‘véu’ (haze) cinza e a estrutura naturalmente bonita pode transparecer”, diz Trageser.

O que permite esse benefício são as partículas esféricas particularmente finas do EXP 0002-1. Ao distribuir as forças mecânicas, o produto contribui para que as superfícies revestidas mantenham uma aparência uniforme e fosca, enquanto se mantêm protegidas de riscos. Isso significa dizer que a sílica pode ser usada em tintas arquitetônicas e revestimentos base água para madeira.

Compatível com ampla variedade de componentes de tintas 

Outra característica do EXP 0002-1 é sua facilidade de manuseio e sua flexibilidade. “O produto é muito fácil de incorporar às formulações”, diz Pascal Schuster, Applied Research & Technology Wood Coatings EMEA na Evonik Coating Additives.

Uma vez que a sílica exerce um impacto mínimo sobre a viscosidade da formulação, ela ajuda a prevenir a estabilização indesejável da espuma, mesmo com altos graus de carga.

“Os fabricantes de tintas podem combinar o EXP 0002-1 com muitos outros aditivos, cargas e sistemas resínicos. Essa sustentabilidade aumenta a variedade de aplicações da nova sílica”, acrescenta Schuster.

  Mais notícias