Publicidade
Anuncie

Profissionais de Vitória prestigiam Fórum Paint & Pintura

09/03/2023 - 13:03

Capital do Espírito Santo recebe o primeiro evento do ano com presença maciça de representantes do setor

A cidade de Vitória (ES) está recebendo, hoje, o 62º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Região Sudeste -, encontro que abre a sequência de eventos do ano, recebendo profissionais da região, que compareceram em massa no Quality Hotel Aeroporto Vitória. 

Tendo vista da persistência de perspectivas mais conservadoras para a evolução dos mercados globais de tintas nos próximos anos, Francisco Rácz, da Rácz Yamaga & Associates, iniciou os trabalhos apresentando os impactos no mercado brasileiro e as oportunidades de melhoria de resultados e sobrevivência em médio prazo, durante sua palestra “A Indústria de tintas moldando seu futuro”. As projeções revisaram também os impactos nos segmentos de construção e industrial, assim como perspectivas da região sul-americana. “As empresas de tintas já estão encontrando oportunidades na incerteza, quebrando expectativas, e não apenas atendendo às necessidades de um mercado em rápida mudança no mundo, mas estão moldando o seu futuro”, revelou Rácz.

Na sequência, a Dynatech mostrou suas tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). A apresentação ficou a cargo de Robert Girodo Zilinski, da área de desenvolvimento de pigmentos da Dynatech. Foram apresentaodos os produtos: Dynamix / Dynatrend - Colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda); DynaTint - Linha completa de Concentrados de Pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant); e Dynaspers - Dispersões Pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant).

Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentou várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira, em sua palestra “Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção”, ministrada por Ana Paula Cardoso e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam da Covestro.

Em seguida, Lucas Santos, gerente de desenvolvimento de novos negócios da SQ Química, mostrou trabalhos técnicos com aditivos especiais que proporcionam a melhora do teste de lavabilidade de tintas imobiliárias, assim como sua linha de sílicas fosqueantes e soluções em aditivos para tintas para pisos epóxi. Contando com um dos portfólios mais completos para o segmento, a SQ Química possui em sua linha de produtos especialidades e soluções para a indústria de tintas, como aditivos, resinas especiais, sílicas fosqueantes, modificadores reológicos, entre outros.

Palestras da tarde

Após o almoço, os trabalhos terão sequência com um debate sobre os principais assuntos da atualidade com líderes de indústrias da região Sudeste, onde serão discutidos os cenários do setor de tintas a curto e médio prazo, questões sustentáveis, meio ambiente e ESG, cenário das matérias-primas entre outros temas. O painel com lideranças das indústrias de tintas terá a participação de Alexandre Souza Brito, diretor industrial da Afe Tintas; Felipe Fittipaldi, diretor comercial e P&D da Tintas Marfim; José Zanotelli, diretor comercial da Belafix; e Raphael Cassaro Machado, CEO da Argalit.

Encerrando os trabalhos, William Saraiva fará a palestra “Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil”. É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o Grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará um nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas comesse tema. Wiliam Saraiva é diretor da W2S Consultoria. Formado em 2000, com MBA em 2003 pela Universidade de São Paulo (USP), tem 28 anos de experiência no segmento de tintas e resinas, sempre trabalhando em grandes empresas do setor, ajudando a gerar inovação e estruturar times de alta performance. Coordena o CB-164 por mais de sete anos, time responsável pela elaboração das normas do setor. Em 2022, fundou a empresa W2S Consultoria, que atua auxiliando indústrias a estruturar modelos de gestão, além de contribuir nas áreas estratégicas, industrial e técnica. Atua também com mentoria técnica e ESG, na capacitação de novos talentos, tudo isso com base em toda expertise adquirida ao longo destes quase 30 anos de carreira.

  Mais notícias