Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura Grande ABC abre com recorde de público inscrito

13/04/2023 - 13:04

Evento está sendo realizado pela primeira vez na região e teve início com 304 inscritos. Encontro segue até amanhã com palestras técnicas, de gestão e painéis com lideranças das indústrias de tintas

O 63º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia em Tintas, Adesivos e Químicos para construção - Grande ABC - São Paulo teve início hoje (13) pela cedo e se estenderá até amanhã, no Go Inn & Hilton Garden Inn Santo André, e trará assuntos diversos sobre a atualidade e o futuro do setor, mostrando tendências e inovações. 

Muito se fala das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países inclusive da América do Sul enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e produtividade deverão ser prioridades? Para rever .as probabilidades dos novos cenários e entender como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas, o fórum foi aberto com a palestra “2023 - 2027 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de incertezas e de oportunidades”, proferida por Francisco Racz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates.

Em seguida, a Covestro abordou o tema Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção”. Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura? Isto é possível A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentou várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira, com Ana Paula Cardoso, Sales & Market Development Latam, e Suelen Garpeli, Sales & Market Development Latam.

“Aplicação de aditivos e resinas base silicone em tintas” foi o tema da palestra da Athon. Os aditivos base silicone da linha Athon apresentam excelente compatibilidade com resinas orgânicas, o que garante a eficiência dos mesmos nos diversos tipos de sistemas: solvente, UV, alto sólidos, água etc., sem originar defeitos superficiais. Além disso, estes produtos possuem eficiência comprovada em baixas dosagens, o que os torna uma excelente opção para resolução de problemas relacionados à espuma e acabamento, sem impactar significativamente no custo da formulação. Foram apresentados os conceitos técnicos e diferenciais da linha de produtos com foco nos aditivos de superfície multifuncionais, antiespumantes isentos de sílica, silanos pré-hidrolizados, e intermediários para modificação de resinas, promovendo durabilidade, resistência a intempéries e propriedades de repelência à água em diferentes tipos de formulações. A palestra ficou a cargo de Cristina Deangelo Dias, da área Comercial da Athon.

Logo após, a Dynatech apresentou as tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Serão apresentados os produtos: Dynamix / Dynatrend - Colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda); DynaTint - Linha completa de Concentrados de Pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant); e Dynaspers - Dispersões Pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant). A palestra foi proferida por Robert Girodo Zilinski, Desenvolvimento Pigmentos

Encerrando os trabalhos da manhã, Laís Oliveira, executiva de contas da SQ Química, apresentou a palestra Especialidades químicas para linhas automotiva e gráfica”. Com mais de 11 anos de atuação no mercado, a SQ Química apresentou sua linha de especialidades e soluções para a indústria de tintas. A distribuidora conta com uma gama diversificada de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para os mercados de tintas gráficas, industriais e automotivo. O trabalho sobre pigmentos anticorrosivos à base de sílica-cálcio foi focado em uma solução que atua na superfície com a troca de cátions, formando uma camada anticorrosiva em tintas industriais, incluindo repintura automotiva. Já no trabalho voltado para sílicas fosqueantes, a abordagem foi baseada em relatórios técnicos do laboratório de aplicações da SQ Química, nos quais são observadas as principais diferenças entre o uso de diferentes grades de sílicas fosqueantes e oligômeros, apresentando principalmente as diferenças de brilho e viscosidade, auxiliando na decisão técnica para cada aplicação. Ainda dentro do segmento de cura por radiação UV-LED, foram apresentadas as principais tendências e caminhos que o mercado têm seguido. O UV-LED é uma tendência mundial e combina diferentes benefícios, como a economia de energia e possibilidade de trabalhos mais personalizados. Para tintas gráficas, industriais e linha automotiva, a SQ Química traz soluções para resolver os problemas de cura superficial, principalmente de vernizes. Também foram apresentadas as principais linhas de promotores de aderência, nivelantes, antiespumantes, dispersantes, agentes reológicos e outros aditivos de performance.

Palestras da tarde

Após o almoço, o evento terá continuidade com mais atrações. Entre os principais destaques do encontro, haverá um painel com CEOs para debater o cenário de Tintas Decorativas. Neste debate vão participar Guilherme Ruschel, diretor geral Tintas Decorativas Brasil da AkzoNobel. de Marcos Allemann, vice-presidente de Tintas Imobiliárias da BASF para a América do Sul, e de Nilton Rezende, gerente geral da Sherwin-Williams Brasil.

“Uso de ceras e aditivos de alta performance na formulação de revestimentos base solvente para controle de reologia e orientação dos pigmentos de efeito metálico” será o tema da palestra da IMCD, que com mais de 25 anos no mercado de distribuição de produtos químicos, apresentará seu portfólio de especialidades químicas para a fabricação de todos os tipos de tintas e revestimentos, incluindo tintas imobiliárias, automotivas, industriais e gráficas. Através de fortes parcerias, presença comercial em todo o país e a expertise de nosso time técnico, somos capazes de oferecer soluções completas aos fabricantes de tintas, incluindo: resinas PU e acrílicas da Covestro; toda linha de produtos da Evonik Coating Additives (Agentes de superfície, sílicas, siloxanos etc.); ceras de polietileno e copolímeros funcionais da Honeywell; pigmentos de efeito e dispersões pigmentárias da SunChemical - DIC; cargas minerais de alta performance da Imerys, dentre outros. Nesse fórum, será apresentado o trabalho técnico sobre o uso de ceras de polietileno na melhoria do orientação das partículas de pigmentos metálicos em formulações de revestimentos automotivos. A palestra será realizada por Débora Zago, gerente de mercado e marketing, e Bruna Souza, Coatings da IMCD

Depois será a vez de Marcio Gitti, gerente de Laboratório de Aplicação, e Dennis Chicoma, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Oswaldo Cruz Química apresentarem a palestra “Resinas alternativas para revestimentos de alto brilho e espessantes associativos APEO free”. A Oswaldo Cruz Química apresentará seus novos desenvolvimentos: resinas alternativas para atender o segmento de granilhas e revestimento de superfícies com alto brilho, através do controle do tamanho médio e distribuição das partículas poliméricas, via processos de polimerização em emulsão; e sua linha de espessantes associativos (HASE) livre de emulsificantes à base de nonil fenol, com diferentes poder de espessamento, teor de ativos e viscosidades.

 “Fenômenos de Cor e Aparência para Tintas Automotivas“ será o tema da palestra da MAST. Quando entendemos quais são os fenômenos que influenciam o nosso julgamento da aparência de peças pintadas com Tintas Automotivas e como esses efeitos interagem entre sí, tomamos consciência que as diferenças visuais, primariamente avaliadas como cor diferente, podem também estar sendo ocasionadas por outro efeito ou por combinação de efeitos. Ficamos mais assertivos e seguros na escolha do equipamento correto para a medição da grandeza certa do efeito certo, economizando tempo e recursos valiosos na Pesquisa e Desenvolvimento, Monitoramento do Processo de Fabricação e Melhoria da Qualidade do Produto Final. Esses assuntos serão abordados por Sergio Marigonda, coordenador técnico; e Adriano Infante, setor Tintas e Químicos.

Luis Henrique Pires, Gerente Regional da Bomix, irá abordar o tema  “O caminho das embalagens de tinta no Brasil em direção ao ESG e NET ZERO”. O ESG e a busca pelo NET ZERO têm se tornado temas cada vez mais frequentes no dia a dia dos principais tomadores de decisão, sejam líderes industriais ou de governo. Da mesma forma, no mercado de tintas, a cadeia produtiva de embalagens plásticas começa a se estruturar para cumprir essa missão.  Entenda as principais tendências e direcionamentos para indústrias que querem se manter competitivas e sustentáveis.

Já a GMP Industriais falará sobre “Fábricas do Futuro”. A indústria de tintas está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela inovação e tecnologia. Nesta palestra serão apresentadas as soluções mais modernas de controle e processos das fábricas de tintas. Você vai conhecer exemplos de como a automação e controle de processos estão sendo usados para aumentar a eficiência e a qualidade na fabricação de tintas, bem como as empresas de tintas estão se tornando mais sustentáveis. Entenda como as fábricas do futuro estão sendo moldadas pela inovação e tecnologia com Júnior Machado, diretor executivo e Bruno Machado, gerente comercial.

Encerrando os trabalhos do dia, Wiliam Saraiva, diretor da W2S Consultoria, vai abordar o tema ”Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil”. É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes - Já ouviu falar em tintas que respiram e reduzem os poluentes do ar? E aquelas que são capazes de espantar insetos? Tudo isso já é uma realidade possível. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o Grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará um nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas comesse tema.

Ao final dos trabalhos haverá um coquetel para comemorar os 27 anos da Agnelo Editora. Amanhã, o evento continua com muitas atrações para o público.

  Mais notícias