Publicidade
Anuncie

Abrafati informa que a incorporação das texturas ao PSQ avança

19/05/2023 - 16:05

O CB-164, Comitê de Tintas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), está trabalhando intensamente na normatização das texturas, de forma a permitir que em breve se iniciem as avaliações desses produtos pelo PSQ (Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias).

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) essa ação é fundamental para assegurar a isonomia competitiva nessa área, ao diferenciar texturas com qualidade reconhecida daquelas que não cumprem os requisitos técnicos mínimos especificados na norma técnica.

Neste momento, já existem duas normas de metodologias publicadas (ABNT NBR 16912 e ABNT NBR 17012) que tratam da determinação da resistência de aderência à tração e da determinação de permeabilidade à água por coluna d’água.

Com elas, vários fabricantes já vêm realizando ensaios comparativos, em suas próprias instalações ou nos laboratórios capacitados para essas atividades, a pedido de construtoras ou espontaneamente, como forma de mostrar a sua conformidade.

Outras empresas ainda não estão agindo nessa direção, mas devem se preparar, porque a norma de especificação está prestes a ser publicada. Com a publicação, essa norma torna obrigatório o atendimento às suas especificações – o que vai ter um impacto muito positivo no mercado.

Segundo o sistema estatístico da Abrafati, as texturas representam hoje mais de 5% do total do volume de tintas imobiliárias produzidas no Brasil - percentual que cresceu significativamente ao longo dos últimos anos. Por isso, era essencial que a avaliação dessa categoria de produtos fosse incorporada ao PSQ.

O trabalho voltado para esse objetivo começou há algum tempo, com participação ativa de fabricantes de tintas, fornecedores de matérias-primas e outros interessados, reunidos no CB-164.

As análises e discussões realizadas resultaram na elaboração das normas técnicas, completada no final de 2022 com a redação da norma de especificação, que desde então vem passando pelos trâmites que antecedem a sua publicação, que ocorrerá em algumas semanas informa a associação.

  Mais notícias