Publicidade
Anuncie

BASF apoia iniciativa para fortalecimento do empreendedorismo feminino

19/05/2023 - 16:05

O programa incentiva a conexão de mulheres empreendedoras com setor de compras de empresas

O desafio de empreender no Brasil é diário e com muitos obstáculos, especialmente às mulheres negras, que enfrentam o preconceito de raça e gênero. Segundo o estudo de Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022, divulgado pelo Sebrae em março, mostra que as mulheres donas de negócios batem recorde de 10,3 milhões.

As mulheres também enfrentam barreiras quando precisam de acesso ao crédito, seja para começarem um novo negócio ou até mesmo para investirem no crescimento da sua empresa. Dados de Sebrae/FGV em 2022 mostram que 45% das empreendedoras negras tiveram empréstimos negados durante a pandemia.

Construir ecossistemas que solucionem desafios de exclusão institucional e vieses de gênero que as mulheres enfrentam são alternativas para alavancar o empreendedorismo feminino negro no país. Esse é o objetivo do programa Boas Compras, uma realização do Impact Hub Manaus, coletivo que procura criar caminhos que impulsionam novos jeitos de fazer negócios, em parceria com a Fundação Tide Setubal, que trabalha no enfrentamento de desigualdades em periferias urbanas, a ANDE Brasil, uma rede global que investem recursos e expertise para impulsionar o empreendedorismo e a BASF. A iniciativa, que será implementada a partir fevereiro deste ano, busca impulsionar cerca de 200 pequenos empreendimentos liderados por mulheres, principalmente mulheres negras, para que seus produtos e serviços tenham acesso a grandes empresas, sejam elas pequenas ou médias empreendedoras, garantindo assim a possibilidade de expansão e longevidade dos negócios.

Para Bárbara Zabori, Gerente de Diversidade e Inclusão da BASF na América do Sul, é importante a empresa seguir com sua estratégia de investimento que procura assegurar a representatividade e equidade, impactando a sociedade como um todo. “Dessa forma, quando fomentamos o protagonismo feminino, contribuímos na criação de um ambiente de crescimento para as mulheres, gerando mais oportunidades, compartilhamos recursos e aumentando a sua renda”, comenta a executiva.

A iniciativa também auxilia essas empreendedoras com cursos e capacitações para fomentar a inovação de serviços, como um diferencial competitivo para a indústria. “Com o projeto, queremos ampliar nossa rede de fornecedoras e, ao mesmo tempo, provocar e catalisar alterações no mercado”, conta Juliana Teles, co-fundadora do Impact Hub Manaus e idealizadora do Programa Boas Compras.

Seguindo essa direção, a parceria entre a BASF e o Impact Hub Manaus pretende aumentar a presença de fornecedoras de serviços em geral em suas unidades pelo Brasil. Além disso, essa colaboração busca valorizar a diversidade e inclusão em toda sua cadeia produtiva, sendo um dos pilares estratégicos da empresa.

O programa Boas Compras vai além do estímulo do empreendedorismo feminino, pois se conecta à sustentabilidade ao direcionar as atividades dessas mulheres para boas práticas ambientais, sociais e de governança.

“Esse é um caminho que ainda está sendo trilhado a cada dia, por isso, é preciso que companhias de diversos tamanhos e setores estejam juntas para pensarem e projetarem ações inclusivas, como o Boas Compras e o Integrare. Para assim, realmente impactar positivamente as gerações futuras com ações positivas”, finaliza Bárbara Zabori.

Sustentabilidade na cadeia de valor

Além da iniciativa do Boas Compras, a BASF possui outras práticas que se relacionam com grupos inclusivos e o setor de compras. Como é o Centro de Integração de Negócio Integrare, um programa que busca trazer diversidade e contribui na aproximação de micro e pequenas empresas lideradas por negros, mulheres, pessoas com deficiências ou indígenas às grandes corporações e também a WEConnect, que contribui para aproximações de PMEs (pequenas e médias empresas) lideradas por mulheres com grandes corporações, promovendo a equidade de gênero na cadeia de suprimentos globais.

Em 2022, a BASF contratou 27 fornecedores de grupos minorizados por meio do Integrare e do WEConnect, representando cerca de 54 milhões de reais em compras. Nesse sentido, conta Raphaela Di Iorio, Consultora de Negócios de Compras da BASF que houve um aumento de mais de 237% em compras inclusivas da empresa em relação ao ano anterior.

"É fundamental assegurarmos diversidade em todas as etapas e unirmos forças com nossos stakeholders para alavancar resultados, por isso, temos como meta e proposito na área de compras da BASF, em não somente aumentar o spend com compras afirmativas, mas também promover as parcerias corretas, desenvolver pessoas e suportar nossas iniciativas através de uma estratégia de Diversidade e inclusão estruturada. E isso com certeza foi a chave do sucesso para o resultado que alcançamos, trazendo a inclusão de forma concreta para a cadeia de fornecedores e ampliando suas chances de realizarem negócios com a BASF e outras grandes empresas", enfatiza Di Iorio.

O Together for Sustainability também é um exemplo disso, iniciativa fundada em 2011 pela BASF e outras indústrias químicas mundiais, que se comprometeram em realizar melhorias de sustentabilidade em suas operações e de seus fornecedores. A união destas empresas, vem possibilitando a melhora do desenvolvimento sustentável das indústrias químicas.

  Mais notícias