Publicidade
Anuncie

Inovação: tinta viária acumula raios UV e ilumina pistas à noite

26/05/2023 - 14:05

Solução é apresentada em primeira mão durante a Paving Expo e pode ser aplicada como qualquer outra tinta viária à base de água

A Paving Expo 2023 é palco para o lançamento da primeira tinta fotoluminescente para demarcação viária no Brasil. Segundo Josely Rosa, CEO da Pavgreen Brasil - empresa que desenvolveu a tecnologia - trata-se de uma inovação que, além de ampliar a qualidade e segurança de vias que não têm iluminação, também possibilita a redução de custos com luminárias e outros recursos em vias mais bem estruturadas.

De acordo com o executivo, a tinta fotoluminescente absorve os raios ultravioletas durante o dia e, à noite, produz um efeito de fotoluminescência. “Ou seja: vira uma tinta luminosa”, simplifica ele. “Assim, as demarcações viárias se transformam em linhas que brilham no escuro, aumentando significativamente a segurança viária para motoristas e pedestres. Essa fotoluminescência dura de 10 a 12 horas”, completa.

A tinta é à base de água e, segundo a Pavgreen, atende a todos os requisitos de uma tinta 100% sustentável. Ela pode ser aplicada de forma tradicional, utilizando máquinas ou manualmente.

Em um ensaio de durabilidade, Josely Rosa explica que o produto está apto a atender às normas ABNT 16800, na qual o valor mínimo especificado é de 800 ciclos de resistência à abrasão úmida. “A Tinta Luminosa Pavgreen apresentou um valor de 4000 ciclos (cinco vezes mais do que o necessário). Vale destacar ainda que o prazo de garantia do produto é de três anos e que já há aplicações-teste em vias internas de estabelecimentos”, conclui.

  Mais notícias