Publicidade
Anuncie

Índice Abramat confirma queda no faturamento em 2023 com previsão de retomada do crescimento este ano

14/02/2024 - 16:02

A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nessa quinta-feira, 08, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor. O estudo indica que em janeiro de 2024 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais em comparação com o mesmo mês de 2023 foi 2% menor no período.  Na comparação com dezembro de 2023 também houve queda de 1,7%.

Base e Acabamento

Em janeiro deste ano, estima-se que o faturamento deflacionado dos materiais básicos tenha recuado 2,5%, enquanto os materiais de acabamento apresentaram queda de 1,2% em relação a janeiro de 2023.

A nova edição da pesquisa também aponta os dados consolidados de dezembro de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 2,4% maior que o observado em dezembro de 2022. No acumulado do ano passado o faturamento apresentou queda de 2,0%.

Para 2024, a previsão da Abramat/FGV é de crescimento de 2,0% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2023. “Acreditamos que o faturamento em 2024 deve apresentar a retomada de um crescimento sustentável, com os avanços obtidos na Reforma Tributária; a retomada de obras públicas e de infraestrutura, do PAC e do Minha Casa Minha Vida; os estímulos decorrentes do Novas Indústria Brasil; a redução progressiva da Selic; a manutenção do controle da inflação; o lançamento de materiais inovadores e sustentáveis; o crescente uso do BIM (Building Information Modelling); o combate à não-conformidade; além da necessária recuperação do varejo e da expectativa de mais lançamentos no mercado imobiliário. Todos esses fatores podem contribuir para que possamos ter um ano vigoroso para nosso setor”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

  Mais notícias