Durante o evento, a PPG apresentou novas gerações de tecnologias, com experiências práticas para mostrar como inovação e sustentabilidade já estão à disposição para os diferentes segmentos das indústrias
A PPG, fabricante global de tintas, revestimentos e materiais especiais, realizou, no dia 28 de fevereiro, a 1ª edição do Innovation Day PPG no Brasil, em São Paulo.
No evento, a companhia apresentou para 140 pessoas, divididas entre clientes e jornalistas, uma seleção de suas mais recentes inovações para diferentes mercados, como para os segmentos automotivo OEM, arquitetônico, de repintura automotiva, de embalagens, protetivo e marítimo e de tintas industriais. O Innovation Day apresentou soluções inovadoras em tintas e revestimentos que estão impulsionando a sustentabilidade, a produtividade das indústrias e o futuro da eletrificação, refletindo os objetivos da empresa de ajudar os clientes a reduzirem a sua pegada ambiental e apoiarem a mudança global para veículos elétricos.
As inovações recentes da PPG destacadas durante o evento incluem:
- PPG MoonWalk, sistema de alta tecnologia que automatiza e digitaliza as principais tarefas de pesagem e ajuste da cor em oficinas de reparação automotiva, economizando até duas horas por dia de trabalho. O sistema permite o desenvolvimento de cores com precisão e rapidez impossíveis de alcançar de maneira manual, reduzindo expressivamente o tempo e o custo do processo e estabelecendo um novo padrão de eficiência para o mercado de repintura automotiva.
- PPG INNOVEL PRO, revestimento interno livre de bisfenol-A e substâncias alquil perfluoradas, com tecnologia que atende todos os padrões globais da indústria de alimentos e que oferece benefícios operacionais para a indústria de embalagens metálicas, ajudando a preservar de forma mais eficiente a integridade de latas de bebidas.
- Unique, revestimento arquitetônico base água da Tintas Renner by PPG, desenvolvido para pintar qualquer tipo de superfície. Com tecnologia inovadora, garante altíssima resistência e durabilidade, além de excelente retenção de brilho, alta aderência e secagem rápida.
- PPG Pitt-Char NX, sistema de revestimento de proteção passiva contra fogo, projetado para resistir a incêndios causados por hidrocarbonetos, com tecnologia resistente a ambientes extremos, onshore e offshore, ao mesmo tempo que é fino e leve, reduzindo custos e permitindo aplicação mais rápida.
- PPG Envirocron P8 Antigrafite, revestimento em pó desenvolvido para aplicações internas para o mercado de transporte, como metrôs e trens, que podem ser danificadas por pichações. Essa tecnologia resiste a produtos de limpeza agressivos e oferece propriedades antigrafite, permitindo a remoção de manchas com facilidade.
- PPG Corachar SE 300, revestimento de proteção contra incêndios para baterias de veículos elétricos que previne danos às baterias desses automóveis por superaquecimento, bem como aumenta o desempenho e apoia a segurança de passageiros e socorristas.
“É um privilégio apresentar os nossos avanços mais recentes. A PPG tem um reconhecido histórico de pioneirismo em pesquisa e desenvolvimento, que vem nos permitindo lançar novos produtos cada mais sustentáveis e eficientes. A companhia está se concentrando em inovações de produtos que estejam vinculadas a sustentabilidade e produtividade baseadas não somente às suas metas de sustentabilidade, o que inclui a minimização de resíduos em toda a cadeia de valor, a redução do consumo de energia e maior segurança, como também no aumento de produtividade dos processos de pintura”, destaca Marizeth Carvalho, gerente geral da PPG para a América Latina Sul e head global de marketing estratégico da divisão de tintas industriais da PPG.
A executiva ainda completa que essa é uma necessidade crescente de muitos dos segmentos que a PPG atua. “Temos que acompanhar as megatendências e a velocidade com que elas são implementadas globalmente. Então é preciso se perguntar: em 5 anos, alguém acha que as demandas em sustentabilidade e produtividade vão diminuir ou aumentar? A resposta é evidente: seguiremos avançando em alternativas de mobilidade e eletrificação, demandas a favor do clima, emissões e requisitos de saúde e segurança mais estritos. Estamos prontos para o futuro hoje”, conclui Marizeth.