Table of Contents Table of Contents
Previous Page  18 / 84 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 18 / 84 Next Page
Page Background

ARTIGO

18

| PAINT&PINTURA | Junho2017

OMERCADODE REPINTURAAUTOMOTIVACONTINUA

CRESCENDO E EVOLUINDO

O

POR FRANCISCORÁCZEWASHINGTON

YAMAGA, DARÁCZ, YAMAGA&ASSOCIATES

mercado de repintura automotiva em tintas tem crescido con-

tinuamente por muitas décadas. A frota de veículos brasileira

continuará crescendo, decorrentedanecessidadedemobilidade

em todos os estratos sociais, evoluindo emgrandeza e poder de

consumo, apesar dos percalços da economia, que reduziu a produção

de veículos novos e a importação de veículos. A frota brasileira de 51

milhões de veículos deverá caminhar para acima dos 60 milhões em

2021 (Figura 1).

O mercado de repintura automotiva está relacionado diretamente e

intensamente à proteção e reparos de veículos e, deverá crescer anu-

almenteacimade4%até2021, atingindo 100milhõesde litros, e seguirá

crescendo em ritmo similar na década seguinte.

Nos últimos anos, os serviços de reparo têm crescido, apesar da situ-

ação econômica demercado e, em resposta à demanda específica do

usuário por proteção de patrimônio frente ao adiamento de compras

de novos veículos.

Figura 1: Evoluçãoda frotaveicularbrasileira (excluídasmotocicletas) eprodução

evendasveículosnovos

Por outro lado, omercado de repintura do Brasil tem passado, nos úl-

timos 20 anos, por intensa transformação com a introdução de novas

tecnologias mais produtivas e de práticas de negócios para servir o

crescimentoda frotaeàotimização

dos custos de reparação.

Estudos recentesdaRácz,Yamaga&

Associates, baseados empesquisas

de mercado, indicam claramente

a busca de produtividade nos pro-

cessos de reparação. O mercado

passará por uma nova onda de

transformaçõesepode representar

oportunidade contínua para as em-

presas que preservarem os valores

estratégicos desse negócio.

O segmento necessita de ação

estratégica precisa, evoluindo das

atitudes simplistas de vendas reati-

vas. O oferecimento de produtos e

serviçosdequalidadenoautomóvel,

FranciscoRácz, daRácz, Yamaga&

Associates