Revista Paint & Pintura - Edição 222 - page 19

ARTIGO
PAINT&PINTURA | Junho2017 | 19
evitando o retrabalho nos repa-
ros e a otimização de recursos e
capital degiroparao fabricantee
revendedores são pontos-chave
nessaaçãoestratégica, quevai da
tecnologiaquímicaà instrumenta-
ção de avaliação e preparação de
cores. Éparte integranteda trans-
ferênciadevalor a capacitaçãoda
distribuição e oficinas de pintura.
Muitos fornecedores têm liderado
e inovado com amodelagem e in-
tensidade de treinamentos.
Comoaumentoda competitivida-
deentreos fabricantes locaise im-
portadoresdeautomóveis,háuma
tendência clara do incrementoda
diversidade e sofisticação das co-
resdisponibilizadasna frotacirculantedeveículos.Amissãodomercado
fornecedor de tintas para reparação torna-semais complexa, exigindo
digitalização, tantona identificaçãodecores comoem suapreparação.
ARácz, Yamaga &Associates temmonitorado os índices de populari-
dadedas coresna frotaveicularbrasileiraeobservaque, alémdadiver-
sidade dos novos lançamentos de veículos pelo número crescente de
fornecedores, há uma tendência de diminuiçãoda repetiçãodas cores
tradicionaispormuitosanos, (as chamadas
carryovers
), aumentandoo
desafiodomercado fornecedor para satisfazermarcas produzidas em
qualquer parte domundo.
A indústriabrasileirade repinturaautomotivaéaprincipal fornecedora
para reparaçãona frota sul-americanadeveículos, emuito influenciada
Figura2: FrotaveicularporpaísnaAméricadoSul (ex-motos)
pela frota de origem brasileira. O
desafio se confirma em complexi-
dadeeseamplianasoportunidades
paraexportação.Cercadeum terço
dos fabricantes locais estãohabili-
tadosa fornecerascores,produtos
e serviços em nível continental de
maneira completa, considerando-
-se a diversidade da frota. Porém,
os novos entrantes no continente
têm competência para fornecer
de maneira mais ampla a frota
diversificada.
Em termos de América do Sul, o
crescimento e fortalecimento da
classe média é a força motora do
crescimento contínuo da frota
veicular nas próximas décadas em
todos os países e que deverá se
aproximar da cifra de 150milhões
de veículos até 2030, excluídas
motocicletas (Figura 2).
O potencial do mercado de repin-
tura automotiva para a América
do Sul é claro e bem definido. Re-
presenta uma clara oportunidade
para negócios transnacionais. Os
fornecedores de repintura devem
investirem sistemase formulações
paraatingirmercadosde frotasglo-
bais, participandodemaneira pro-
dutivanasatisfaçãodascomplexas
necessidades de sofisticação em
toda extensão da cadeia.
Como nunca, o consumidor final,
proprietáriodoveículo,busca repa-
rações rápidase“invisíveis”acusto
adequado. Omercado fornecedor
necessita responder com a “tinta
certa, na cor certa, na quantidade
certa, no local certo, nahoracerta,
ao custo certo”emqualquer parte
domundo.
WashingtonYamaga, daRácz, Yamaga&
Associates
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