Revista Lojas de Tintas - Edição 144 - page 18

Lojas de Tintas
18
PINCÉIS
As cerdasdospincéisusadosempinturapodem ser feitasdepelo
deanimal,conhecidocomopelonatural,ou feitascomcomponen-
tesqueo imitam,ospelossintéticos.Osanimaismaisusadospara
aretiradadopelosãooporco,o javalieocavalo.Tantoossintéticos
quantoosnaturaisemistosapresentamaltosníveisdequalidade.
NosEstadosUnidosenaEuropaousodosintéticoémaiselevado,
já no Brasil o natural tem grande participação, como explica Da-
niel Coutinho, coordenadordemarketingdaCondor: “NoBrasil, a
cerdanatural aindaéamais vendida,masesse cenáriovaimudar
logo. Desdeos últimos cinco anos, as sintéticas estãomais fortes
nomercado. O aumento foi devido à qualidade dos filamentos.
Antigamente, somenteumaempresavendiafilamentoeapreços
bem altos, hoje, são várias. Omelhor é saber que o pintor que
usaaprovaopincel sintético.Umadasqualidadesdeleéoauxílio
da tecnologia. Onosso sintético, por exemplo, temfilamentoon-
dulado, queajudana retençãodatintae sua transferênciaparaa
superfície”. Coutinhoacreditaquea tendênciaserámigrardacer-
danatural paraa sintética. “Mais cedooumais tarde, haveráesta
migração, até porque o porco, na China, de onde vem amaioria
dopelo, estávivendomenosdevidoao consumoda carne. Como
abatimento precipitado, o pelo do animal perde a qualidade. Na
Europaenos EstadosUnidosquasenãoexistem cerdasnaturais.”
Fábio Formigari, gerente demarketing da Atlas, acredita que os
produtoscommonofilamentos (cerdas sintéticas) têm seuespaço
e tendem a crescer, porémnão tão rápido, pois os produtos pre-
cisam ser desenvolvidos com tecnologiaparaatender ademanda
das cerdas naturais. “Para que exista esta mudança o mercado
precisa conhecer e reconhecer esteproduto comoeficaz.”
Qualidade emacessório
CristinaCzarlinski, diretoradaCastor, observaquenãoé fácil para
o consumidorfinal avaliarqual éopincelmais indicadopara cada
aplicação e, também, a qualidade de cada versão, uma vez que
visualmente são muito parecidos. Para ajudar na escolha, a di-
Novoshábitos
como tendência
Cerdassintéticasparapincelganhamespaçonapinturaeatençãodosfabricantes
retora explica alguns itens que devem ser observados: “Pincéis
variam conformeaespessura, aquantidadede cerdas, otipo - se
são cerdas pretas, brancas ou gris - eas superfícies emque serão
utilizados, características estas que irão definir a qualidade, a fi-
nalidade, opreçoe, especialmente, o resultadodo trabalho reali-
zado.” Seguindo amesma linha de pensamento, AdilsonRoberto
Violante, gerentedemarketingdaTigre, explicaque cadatipode
pincel tem sua função: “Os pincéis de cerdas gris são ideais para
pinturas em superfície de alvenaria. Devido ao seu grande poder
de absorção, indicamos para utilizar emtintas látex, acrílica, PVA
etintas àbasedeágua, emgeral.Ospincéisde cerdasnegras são
ideais para pinturas emmetais, em geral. Por ser um pincel com
cerdasmais robustas, é ideal paratintasmais densas, comotinta
a óleo, esmalte, zarcão e tintas à base de solventemineral. Já os
de cerdas brancas são indicados para pintura emmadeiras, pois
suas cerdasmaisfinas sãoflexíveis eproporcionamumexcelente
acabamento. São ideaisparaverniz e stain.”
Exijaomelhor
Coutinho analisaque, emalgumas regiões do interior doBrasil, é
comumopintornãocompraropincel.Ao levarastintas,osfundose
outrositensdapintura,oprofissionalganhaospincéis.“Olojistanão
conseguedarumprodutodevaloragregadoaopintor.Sóqueeste
‘brinde’ podeprejudicarmuitoapintura”, pontuao coordenador.
Já Adriano Baggio, coordenador comercial e de marketing da
Pincéis Roma, enxerga como empecilho a concorrência desleal,
principalmentea grandeofertadeprodutos asiáticos. “Estes pro-
dutos provêm dematérias-primas e processos de produção dife-
rentes dos brasileiros. A prioridade destes produtos é uma boa
apresentação, ao invés da funcionalidadeedurabilidade. Aliando
uma proposta de produto bem apresentável e preço atrativo, os
produtos asiáticos absorvem uma boa participação domercado
brasileiro. Porém, nomédio e longo prazo, acabam se tornando
desinteressantesna comparação custoversusbenefício.”
1...,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17 19,20,21,22,23,24,25,26,27,28,...52
Powered by FlippingBook