Revista Lojas de Tintas - Edição 150 - page 50

Lojas de Tintas
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GESTÃONO VAREJO
FernandaDella, assessoraeconômica
da FecomercioSP
ARTIGO
O varejo brasileiro tem grande relevância para a economia brasileira e nos últimos
anos conseguiu, de forma acelerada, consolidar sua atuaçãonopaís, gerandodesen-
volvimento, empregoe renda.
No varejo, oempresárioestá sempre frentea frente como cliente, oque lhepermite
conhecerdeperto suasnecessidadeseoferecerprodutosdeacordocomanecessida-
dede cada consumidor.
Entretanto, amá gestão do negócio pode afastar seus consumidores e colocar em
risco a sobrevivência da empresa. Assim, para lidarmelhor com a gestãodos negó-
ciosnovarejoé importantequeoempresárioobservealgunspontos, queestãofixa-
dosemalgunspilaresdegestãoadministrativaecomercial, financeira, demarketing
edepessoas.
Nagestãoadministrativae comercial, alémdaorganizaçãoedo corretomapeamento
de processos, é importante saber negociar bem com os fornecedores, barganhando
descontos e buscando o alongamento de prazo para o pagamento dasmercadorias.
Tambéménecessário terummaior controledosestoques, paraqueoprodutonãofi-
queparadomaisdoqueonecessárioaogirodonegócio. É importanteaindacontrolar
asperdascom roubo internoeexterno, desperdíciodemateriais, energia, água, entre
outros. Além disso, se faz necessário eliminar tarefas operacionais desnecessárias e
onerosasquenãoestãodeacordo como focodonegócio.
Na gestãofinanceira é importante ter os controles financeiros sempre atualizados, o
que contribui para a correta tomada de decisão, como, por exemplo, a realização de
novos investimentos. Oplanejamentode vendasmereceespecial destaque, uma vez
que representao carro chefedaempresa.
Ainda soboaspectofinanceiro, valedestacara importânciade se terumbomfluxode
caixa,muitobemelaborado, oque contribui paraodevido conhecimentoda situação
financeira da empresa. Antes de colocar o produto na prateleira, é fundamental que
oempresárioelaboreopreçodoproduto, contemplando custos fixos e variáveis, im-
postos ea rentabilidadepretendida.
Agestãodemarketing temporobjetivodesenvolveronegócioouoprodutoparaque
a empresa tenha um posicionamento frente aos seus concorrentes e consumidores.
Para realizar ações demarketingé importante conhecer o seumercado, oproduto, o
ramo de atividade e o público alvo. Dessa forma será possível traçar ações que cola-
boremparaapromoçãodonegócioedosprodutos.
Aoplanejar promoções e liquidações, o empresáriodeve se atentar paranãodimen-
sionarmal os descontos eaquantidadedeprodutos oferecidos. Casonãofique claro
para o consumidor como serão os descontos e a quantidade de peças disponíveis, a
promoção ou a liquidação poderão não ser positivas para a imagem da empresa. Na
gestão de pessoas é sempre importante motivar a equipe de vendas para alcançar
Mágestãodonegócio pode afastar
consumidores ecolocar em riscoa
sobrevivênciada empresa
bom resultados. Criar ações específicas
emdatascomemorativas, ouatémesmo
emmomentos de baixo fluxo de clien-
tes, contribui paraque a equipede ven-
das busque resultados adicionais. No
varejo, a remuneraçãovariável contribui
para premiar melhor o funcionário que
está realmenteenvolvido como resulta-
dodaempresa.Portanto, a realizaçãode
campanhas com premiação adicionais
paraquemvendemais, geralmente, traz
resultados positivos para toda a empre-
sa. Dentre as formas de remuneração
variável, podemos incluir as comissões,
premiações e a PLR – Participação nos
LucrosouResultados.
Esses são os principais aspectos que o
empresário deve observar na gestão do
varejo para lidar melhor com o seu ne-
gócio no dia a dia. O bom planejamento
desse conjunto de atividades contribuirá
para o desenvolvimento e solidificação
da empresa, da marca e do produto no
varejobrasileiro,mercadoqueapresenta
um alto nível de concorrência, mas com
inúmerasoportunidadesdecrescimento.
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