Revista Lojas de Tintas - Edição 152 - page 23

estão cada vezmais atentos aos produtos queoferecemproprie-
dades nesse sentido. “Por isso, parao lojista, é vantajoso investir
emmaterial dedivulgaçãopara estes produtos, jáqueele iráde-
monstrar que o ponto de venda está alinhado com os ideais dos
consumidores.”
Quebrade paradigma
O investimento emmarketing nos produtos base água é gran-
de, afinal, os pintores usaram durantemuitos anos esmalte com
base solvente. Trazer uma novidade com tecnologia diferencia-
da requer tempo de adaptação emuita explicação para que não
fiquemmal entendidos, mas ainda hámuitas lendas nos produ-
tos. Uma delas é achar que não pode ser aplicado sobremetais
ferrosos, pois irá enferrujar e não proteger como deve. “Não é
verdade, pois sabemos que todo produto antes de ser aplicado
requerpréviapreparaçãodesuperfície, enocasodemetais ferro-
sos deve ser aplicado antes o zarcão, oque inibirá a formaçãode
ferrugem e em seguida pode ser aplicado o Alessi Esmalte Base
Água Eco Rápido Brilhante e Acetinado Premium”, explica Fiani.
Por seràbasedeágua, algumaspessoasainda têmdúvidasobrea
sua resistência e durabilidade, principalmente sobremetais,mas
Oliveira, daUniverso, ressalta que isso éummito, pois os esmal-
tes à base de água têm em sua formulaçãomatérias-primas de
altaqualidadeedesempenho.
O que acontece em alguns casos é que não se faz a preparação
correta da superfície. O resultado não será o esperado, então o
esmalte base água será o culpado, de forma errônea e injusta.
“Usando o esmalte base água, para ter durabilidade e evitar o
descascamento da superfície, é necessário uma preparação ade-
quada para o serviço, como, por exemplo, um bom lixamento
da superfície a ser repintada”, diz Fabio Brito, responsável pelo
marketingdaQualyvinil.
Michele Schaeffer Rocha, coordenadora deprodutos da PPG Tin-
tas Renner, explica que a tecnologia empregada neste tipo de
tinta permite amesma proteção e espalhamentode umproduto
base solvente, comavantagemdeumodorbemmenore facilida-
deparaa limpezados ambientes eequipamentos.
Em linhadepensamento similar, TamaraGoes, gerentedemarke-
ting de produtos e especialidades da Tintas Coral, percebe que
os pintores e os consumidoresmais abertos à tecnologia dos es-
maltesbaseágua fazemessaopçãopor causade seusbenefícios,
principalmenteobaixíssimoodor ea secagemmais rápidaqueos
esmaltes convencionais. Porém, ainda existem pintores que pre-
feremoesmaltebase solvente. “Eles acreditam termaior durabi-
lidade, ummelhor acabamentoemelhor aplicabilidade, umaper-
cepçãoqueaospoucos vem sendodesmitificadaquandoutilizam
oesmaltebaseáguaeverificamqueeleé similar aoesmaltebase
solvente em todos esses aspectos.” Brito enxerga que, em longo
prazo, nãoexistirão tantos produtos base solventeeacreditaque
a indústria de tinta decorativa terá um caminho similar à auto-
motiva. “Exemplo: indústriasautomotivasque sóusavamesmalte
base solvente, hoje, estão comesmaltebaseágua.”
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