Revista Lojas de Tintas - Edição 155 - page 46

CAPACITAÇÃO
46
Lojas de Tintas
De11a16deagosto, aWorldSkillsCompetition, competiçãodeeducação
profissional, chegou ao Brasil. Realizado a cada dois anos desde 1950, o
evento, que está em sua 43ª edição, receberá o nome deWorldSkills São
Paulo2015ereuniumaisde1.200competidoresvindosde63paísesquese
dividirãoentre50ocupaçõesdiferentes relacionadasaprofissões técnicas.
A competição, que teve um público estimado em 200mil pessoas, ocu-
pou213milmetrosquadradosdoAnhembi Parque, abrangendoPavilhão
deExposições, SambódromoePaláciodeConvenções. Esta foi aprimeira
vez que um eventoocupou as três áreas simultaneamente. AWorldSkills
Competition recebeu competidores com idade entre 16 e 22 anos e si-
muladesafiosdeprofissõesquedevem ser cumpridosdentrodepadrões
internacionais de qualidade. Os competidores demonstram habilidades
técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada
umadasocupações.
Oeventoesteve aberto aopúblicode12 a 15de agosto. Outrodestaque
da competição foi ProgramaUmaEscola, UmPaís, que tem comoobjeti-
vomostrar aos alunos deescolas locais queaeducaçãoprofissional éum
bom caminho para a construção de uma carreira, e que é possível fazer
cursos técnicos junto com o ensinomédio a partir do segundo ano. Ao
todo, 55escolasdeSãoPaulo receberamcompetidoresdediversospaíses
etiveramaoportunidadedeconhecermais sobreaeducaçãoprofissional
e suaspossibilidadesnomercadode trabalho. Para isso, foram realizadas
atividades culturais para estimular a trocade informações e experiências
entreos competidores eos alunos doensino fundamental (6º ao9º ano)
e 1º ano do ensinomédio, com idade entre 12 e 15 anos. A competição
trouxe tambémoconceitodo“VisitorExperience”,umprojeto focadoem
oferecer ao público uma visita rica em experiências e interações, ofere-
cendo rotas de visitação, visitas guiadas e educativas, eventos paralelos,
programadeconferências, plataformadigital, entreoutrasatividades, en-
tregandoomáximodeconhecimentopossível sobreaeducaçãoprofissio-
nal de forma lúdicae interativa.
E não poderia faltar uma plataforma digital para proporcionar a todas
as pessoas, que estejam presentes ou não no evento, uma experiência
imersivanomundodaWorldSkills SãoPaulo2015. Para isso, ferramentas
tecnológicas proporcionaram uma interação dos participantes em “real
time”, os perfis da competição nasmídias sociais foram constantemente
atualizadose focaramnoengajamentodopúblico, assimcomohouve sur-
SÃO PAULO RECEBEUUMADASMAIORES
COMPETIÇÕESDEEDUCAÇÃO PROFISSIONAL
WORLDSKILLSCOMPETITIONACONTECEU PELA PRIMEIRAVEZNAAMÉRICA LATINA
presas no que diz respeito ao universo digital. Um dos
objetivos principais da competição foi promover a im-
portância da educação profissional como instrumento
de transformação socioeconômica. Para isso, o progra-
ma de conferências merece destaque, pois proporcio-
naráa trocade informações sobreasmelhorespráticas
em educação profissional entre líderes empresariais,
governamentais e especialistas em educação, inspiran-
do jovens em idade escolar a se dedicarem a carreiras
técnicas. O Cyber também foi um ponto de destaque
noAnhembi Parque, pois oespaçode500m² teveuma
praçadealimentaçãocom food trucks,grandenovidade
gastronômica que conquistouoBrasil, alémde ativida-
des interativas, jogoseducativoseáreaparadescansoe
leitura. “AoportunidadedeoBrasil receberumevento
dessa complexidade certamente demonstra a impor-
tância do ensino técnicoprofissional para grandes ato-
resdomercadonacional,nãosónoâmbitocorporativo,
mas também no governamental. Mais relevante ainda
é saber que o nosso país foi sede da principal compe-
tição de educação profissional domundo, sendo tam-
bém amaior edição da história daWorldSkills”, afirma
Frederico Lamego, CEO daWorldSkills São Paulo 2015.
Quem organiza a competição é o Serviço Nacional de
1...,36,37,38,39,40,41,42,43,44,45 47,48,49,50,51,52
Powered by FlippingBook