Revista Lojas de Tintas - Edição 158 - page 3

Editorial
Melhorar para crescer
3
Mais um ano chega ao fim e, em especial, 2015 foi um período de grandes dificuldades para
a economia brasileira, impulsionado pelo déficit fiscal e as incertezas políticas que tiraram do
país o grau de investimento que garante a entrada de capital estrangeiro por parte de empresas
interessadas em estabelecer negócios por aqui.
Paraosetorde tintas,emgeral,asdificuldadesseacentuaramnossegmentosde tintas imobiliárias
eautomotivas, em funçãodoadiamentode reformas eda estagnaçãodomercadodeautomóveis
novos. Para equilibrar um pouco essa balança, a frota de casos usados está circulando por mais
tempoe,comoosacidentesde trânsitonãoparam,osveículos têmque ser consertadosepintados,
impulsionandoumpoucoo segmentode repintura automotiva.
No varejode tintas a coisanão foi diferente.A retraçãodemercadodepois deumperíododemais
de uma década de crescimento, obrigou aos revendedores rever os seus custos e otimizarem seus
negócios, trabalhando comomínimode estoquepossível, capacitando seu timede colaboradores
e tomandomedidas paramelhorar o atendimento e fidelização de clientes. Nesse sentido, quem
investiu em sistemas tintométricos levou vantagem por poder dispensar estoques e formular a
tinta na hora, de acordo com a escolha do consumidor.
Noentanto, vejamos o ladopositivoda crise.Todas essasmedidas serviramparapreparar o varejo
paraatingir excelêncianoatendimento, cortando custoseaumentando sua rentabilidade,atitudes
que começarão a render bons frutos à medida em que o mercado começar a se recuperar. Isso
mesmo, o ladobomda crise éque ela ensina como tocar em frenteonegócio sem tomar prejuízo.
Para2016 recomendamosmuita cautela,pois elevem comaresde ser umanodifícil,não como foi
este, esperamos,mas que exigirá dos lojistas uma administração quantomais impecável melhor.
Por isso,mais doque nunca, é preciso investir namodernizaçãodonegócio, visandoo interesse e
a confiança de quem faz o sucessodesse negócio: o consumidor.
FelizNatal e umótimo2016!
MarcosMila
LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA
é uma publicação da
AGNELOEDITORA
, com circulação nacional, dirigida a home centers, revendas de
tintas, impermeabilizantes, revestimentos, arquitetos, decoradores, construtoras,
empresas de pintura e impermeabilização, pintores amadores e profissionais
nas áreas de construção, acabamento e reforma, concessionárias de veículos e
oficinas de reparação e pintura, órgãos governamentais e entidades de classe.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Rua José TobiasdosSantos, 37-A - 05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel +55113832-7979
Email:
CAPA
GeraldodeOliveira
DIRETOR-PRESIDENTE
AgnelodeBarrosNeto
DIRETORAFINANCEIRA
SamanthaBarros
EDITOR-CHEFE
MarcosMila (MTb26.418)
JORNALISTA
TalitaMolinero (MTb74.307)
REVISÃO
MarcelloBottini
EDIÇÃODEARTE
GeraldodeOliveira
DIAGRAMAÇÃO
TalitaCorreia
EDITORDEFOTOGRAFIA
Yuri Zoubaref
GERENTEDE TI
CarlosEduardoManrubioCabral
PUBLICIDADE
SandraMacharelli
ASSINATURASEDISTRIBUIÇÃO
FernandoClarindo
CTPE IMPRESSÃO
VOXGráfica
TWITTER
@lojasdetintas
FACEBOOK
Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA - Ano18 N.º 158 - Dezembro2015
Assessoria Jurídica
Lojas de Tintas
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...52
Powered by FlippingBook