Revista Lojas de Tintas - Edição 161 - page 3

Editorial
Focar para faturarmais
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Sempre insisto emdicas para aumentar o faturamentodos revendedores de tintas e, nesse sentido, amatériade
capa destemês traz umamensagem de extrema importância para quem quer se sobressair no atendimento ao
cliente e aumentar as vendas e sua rentabilidade.
Nem sempre ter um estoque bem favorecido significa ser um revendedor de destaque. É preciso, além da dis-
ponibilidade dos produtos, que eles estejamdisponíveis paraque os clientes possam vê-los, apreciá-los e ter um
contatomais próximo comoque vão comprar.
Nessa linhadepensamento,ossistemas tintométricos representamoquehádemaispráticoemoderno,oferecendo
apossibilidadede infinitascorese tonalidadesparaosclientes,incitando-lhesavontadede renovarosambientesde
casaouescritório. Por conseqüência, é justamentenesses produtos queea rentabilidadeémais alta.
As vendas de tintas demáquina representam, nomáximo, 20%do total consumido, edeacordo com JoséCarlos
deAraújo, diretor da Escola doVarejoAnamaco, um dos caminhos para aumentar essa realidade de consumo e,
comoconseqüência,alargar a rentabilidade,émudaroconceitoda loja, investirnavendadecoresenão somente
da tinta.“O consumidor, quando entra na loja de tinta, procura cor, prova disso é que ele está com um panfleto
namão; ou quer a tonalidade igual a da casa do vizinho, tem a foto de uma parede que agrada, ou atémesmo
já idealizouuma cor na cabeça.Quando se vende cor,o clienteficamais envolvidonapinturae, assim, épossível
explicar os diferenciais dos produtos, a qualidade e a relação comopreçodiferenciadoda tinta.”
Em tintasprontas, se trabalha comaproximadamente10 cores, contrauma infinidadede tonalidadesvia sistema.
Além da vantagem de trabalhar com uma redução drástica no estoque, demaneira que o capital investido pelo
lojista nonegócio sejamenor, ou seja, indiretamente, a rentabilidade é excelente.
Os produtos demaior valor agregado rendemmais para o lojista e, também, oferecemmais vantagens para os
clientes. É o caso da tinta premium: apesar de o valor sermaior que o da econômica, ela apresentamaior dura-
bilidade, melhor cobertura, pode ser lavada, namaioria dos casos não tem cheiro, características que o cliente
precisa saber antesdacompraparachegar àconclusãodequal produtoéomais indicado, saberosmotivospelos
quais oproduto émais caro.Assim, junto comopreço, há outros atributos que o cliente precisa saber e é aí que
entra a habilidade do vendedor.
Talvez sejaahorademudar e focaro seunegócio,visandomaior lucroe,principalmente,a satisfaçãodos clientes.
Boa leitura!
MarcosMila
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