Revista Lojas de Tintas - Edição 161 - page 6

RENTABILIDADE
Lojas de Tintas
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Rentabilidade, qual lojista não quer ter? E abertura para esse
mercado há. Exemplos disso são as tintas fabricadas via sistema
tintométrico. As vendas de tintas de máquina representam, no
máximo, 20% do total consumido, segundo estimativa da Corob,
fabricante de equipamento tintométrico. “O ticket médio desse
tipodeprodutoéde20%a30%aovarejista”, conta JoséCarlosde
Araújo, diretor daEscoladoVarejoAnamaco.
Araujo, acredita que um dos caminhos para aumentar essa
realidade de consumo e, como conseqüência, alargar a ren-
tabilidade, é mudar o conceito da loja, investir na venda de
cores e não somente da tinta. “O consumidor, quando entra
na loja de tinta, procura cor, prova disso é que ele está com
um panfleto namão; ou quer a tonalidade igual a da casa do
vizinho, tem a fotode uma parede que agrada, ou atémesmo
NOMERCADODE TINTAS, HÁ PRODUTOSMAIS RENTÁVEIS; TRABALHECOM ELESDE FORMA
EFETIVA ECONSIGA BONS RESULTADOS FINANCEIROS
COMOAUMENTARO LUCRO
NA LOJADE TINTA
já idealizou uma cor na cabeça. Quando se vende cor, o clien-
te fica mais envolvido na pintura e assim é possível explicar
os diferenciais dos produtos, a qualidade e a relação com o
preço diferenciado da tinta.”
MárcioMonteirodeOliveiraéumdossóciosdaCopical Tintas;éa
segundageraçãonosnegóciosda família.Atualmente, a rede tem
oito lojasno interiordeSãoPaulo. Elecontaqueopontoquemais
chamaatençãonosistemaparaoclienteéagamade tonalidades.
Em tintas prontas, se trabalha com aproximadamente 10 cores,
contramaisde70 tonalidadesviasistema. Elecontaqueovolume
de tinta demáquina na rede Copical só não ultrapassa as cores
prontas porqueelas estãodisponíveis embrancoegelo, que são
as coresmais vendidas. Durante anos trabalhando no segmento,
Oliveira conseguiu acompanhar parte do desenvolvimento das
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