Revista Lojas de Tintas - Edição 164 - page 3

Editorial
Melhoramasvendasdematerialdeconstrução
3
Lentamente, o setor estámostrandoumpoucode reação.As vendas no varejodematerial de construção cres-
ceram5%nomês de junho, na comparação commaiodesteano.Odesempenho, que foi similar ao registrado
nomesmoperíodode2015, não foi suficientepara reverter aquedaacumuladade8,5%noprimeiro semestre,
mas sinalizaparaum cenáriomelhor, embreve.Noacumuladodos últimos 12meses, o setor apresentaqueda
de10%.
Os dados sãodoestudomensal realizadopelo InstitutodePesquisas daAnamaco, comoapoiodaAbrafati,
InstitutoCrisotilaBrasil,Anfacer eSiamfesp.O levantamentoouviu530 lojistas, das cinco regiões dopaís, entre
os dias 28e30de junho.Amargemdeerroéde4,3%.
Eraprevistoqueoprimeiro semestredoano seriadifícil parao setor, especialmentepor contado cenárioeconô-
micodopaís, queestáafetandonão sóa liberaçãode créditos nos principais financiamentos voltados ao seg-
mento, como tambéma confiançado consumidor, quepassouaadiar pequenas reformas eobras.
Apesar dos números não terem sido favoráveis ao setor noprimeiro semestre, aexpectativadaAnamacoainda
éotimistaeprevêqueo varejodematerial de construçãodeve crescer 3,5%em2016.Deacordo comopresi-
dentedaentidade,CláudioConz, tradicionalmente, o segundo semestredoano correspondea60%do volume
de vendas, destacandoaindaquenão sepode ignorar o fatodequeháumademandanatural pelos produtos.
Odéficit habitacional brasileiro, por exemplo, aindaéde6,2milhões demoradias, segundo levantamentodo
Deconcic (Departamentoda IndústriadaConstruçaoda FIESP),mesmo comprogramas comoo“MinhaCasa
MinhaVida”emandamento, que reduziramesse índiceem2,8%nos últimos quatroanos. Por outro lado,Conz
justificaquegrandes construtoras estão reordenando seus investimentos para investirememhabitaçãopopular,
voltadaa famílias com rendaentre3e10 saláriosmínimos.
Noentanto,o setor está trabalhandoemdiversas frentespara conseguirmelhorar a liberaçãode créditospara
financiamentos, inclusiveparaa retomadadoConstrucardedoFimac/FGTS,oquedevedar novo fôlegoao setor.
No levantamentopor regiões, apesquisadaAnamaco indicouqueas vendas do setor nomês de junho cresce-
ram7%noNorte, 6%noSudesteeNordestee4%noSul eCentro-Oeste com relaçãoaomês demaio.Dentre
as categorias pesquisadas, revestimentos cerâmicos e tintas foramas queapresentaramosmelhores índices,
com11%e7%de crescimentonoperíodo, respectivamente.
Cercade54%dos lojistas entrevistados esperamqueas vendas continuem crescendoem julho. Jáograudeoti-
mismoem relaçãoaoGoverno retraiude52%para46%.O levantamento também indicouque13%dos lojistas
pretendem contratar novos funcionários e33%pretendem fazer novos investimentos nos próximos 12meses.
Sãodados umpoucomais animadores. Sejamos otimistas, também!
MarcosMila
LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA
é uma publicação da
AGNELOEDITORA
, com circulação nacional, dirigida a home centers, revendas de
tintas, impermeabilizantes, revestimentos, arquitetos, decoradores, construtoras,
empresas de pintura e impermeabilização, pintores amadores e profissionais
nas áreas de construção, acabamento e reforma, concessionárias de veículos e
oficinas de reparação e pintura, órgãos governamentais e entidades de classe.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Rua José TobiasdosSantos, 37-A - 05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel +55113832-7979
Email:
CAPA
TalitaCorreia
DIRETOR-PRESIDENTE
AgnelodeBarrosNeto
DIRETORAFINANCEIRA
SamanthaBarros
EDITOR-CHEFE
MarcosMila (MTb26.418)
JORNALISTA
TalitaMolinero (MTb74.307)
REVISÃO
MarcelloBottini
EDIÇÃODEARTE
GeraldodeOliveira
DIAGRAMAÇÃO
TalitaCorreia
EDITORDEFOTOGRAFIA
Yuri Zoubaref
GERENTEDE TI
CarlosEduardoManrubioCabral
PUBLICIDADE
SandraMacharelli
ASSINATURASEDISTRIBUIÇÃO
FernandoClarindo
CTPE IMPRESSÃO
GráficaGRASS
TWITTER
@lojasdetintas
FACEBOOK
Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA - Ano19 N.º 164 - Julho2016
Assessoria Jurídica
Lojas de Tintas
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...36
Powered by FlippingBook