Revista Lojas de Tintas - Edição 165 - page 15

APÓSO TREINAMENTO
Depois do treinamento seránecessário avaliar seoque foi en-
sinadoestá sendoaplicadonodiaadiada loja. Umadas ferra-
mentas para isso será reunir a equipe para conversar sobre o
conteúdo, de tempos em tempos. Esses pontos precisam ser
relembrados eogerentedaáreapode criar uma checklist para
verificar se estão sendo colocados em prática e, até mesmo,
acompanhar todooprocessode venda como intuitode verifi-
car seosprincipaisaspectosensinados foram realizados. “Uma
dica é: de três em trêsmeses o gestor deve ter um bate-papo
para reforçar. É preciso paciência, não é um investimento de
retorno imediato. Nesse feedback, o gestor também consegue
verificar quem sãoos funcionários quenão seencaixameque,
portanto, precisam ser substituídos.”
imediatamente; no entanto, as oito restantes podem demorar mais para colocar em prática e, em
alguns casos, atéprecisarão ser desligadasporquenão irão seadequar”.
PLANEJANDOA CAPACITAÇÃO
O sucesso ou fracasso de um treinamento irá depender do briefing passado ao palestrante, que de-
verá ser feito demaneira clara e objetiva quanto aos resultados que a empresa deseja obter com o
treinamento. O empresário que estiver contratando um curso de qualificação para os funcionários
precisaexplicar exatamenteoquedeseja, ou seja, sequer aumentar as vendas em10%, oudiminuir
o turnover, ou ampliar o conhecimento técnicodeprodutos e/ou atendimento ao cliente, por exem-
plo. Para tentar sermais assertivo, Ortiz prefere conversar com os funcionários antes de realizar as
palestras a fim de verificar algumas necessidades. “Já teve casos de eu ser chamado para palestra
motivacional dentro da empresa e então conversando, com os funcionários, antes, percebi que a
posturadogerentedoestabelecimentoeraopressora, oque chateavaquem trabalhavanaempresa.
Dessemodo, o ideal nãoéum cursodemotivação, e, sim, de gestãoparao gerente.” Ele indicaque,
com trêsperguntas simples,mas feitas sem identificar oautor da resposta, épossível descobrir algu-
masorientaçõespara investir naempresa: oqueé trabalhar nestaempresa?Oquemais irritano seu
emprego?Oque faria seestivessenopapel de liderança?
AndréOrtiz, palestrantedevendas
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