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Francisco Alvarez, professor dos cursos de
graduação de marketing da USP e dos MBA da
ESPM e da FIA:
“O que estará por trás de tudo, daqui por
diante, será a gestão eficiente dos negócios”
americana. “Nós nos deparamos com uma
previsão de fechamento de 76 mil varejistas
americanos no primeiro semestre. O que se
criou, na verdade, foi um conflito de reali-
dade dentro das empresas que estará sendo
equacionado com o término da especulação
nas Bolsas de Valores. O que está por trás
de tudo, daqui por diante, será a gestão efi-
ciente dos negócios”, declarou Alvarez.
Henry Fuckner, diretor de Negócios Cor-
porativos da Bematech, empresa multina-
cional brasileira de automação comercial,
enfatizou que os grandes desafios enfren-
tados atualmente são o gerenciamento e a
fidelização dos clientes, a melhoria da ren-
tabilidade e o aprimoramento constante
dos processos. “Um grande caminho que
devemos percorrer, neste ambiente tecno-
lógico, é o de investir em ações de interati-
vidade. Tecnologia não é o fim, é o meio. A
forma que todos vão utilizá-la para atrair o
cliente fará a diferença neste ambiente pela
evolução dos negócios”, finalizou Fuckner.
A Associação Comercial de São Paulo
(ACSP), em seus mais de 100 anos de his-
tória, atua diretamente na defesa da livre
iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem
estado sempre ao lado do pequeno, médio
e grande empresário. No ambiente de ne-
gócios, especialmente no ciclo do crédito,
a ACSP administra o Serviço Central de
Proteção ao Crédito (SCPC), que dispõe do
mais moderno e completo banco de dados
de informações comerciais, com dados de
pessoas e empresas e cobertura nacional.
Informações: www.acsp.com.br.
CONFIRA AS PRINCIPAIS DICAS OFERECIDAS PELA NRF
• Entenda melhor seus clientes e estabeleça um controle operacional.
• Contrate funcionários melhores que você e lhes dê autonomia.
• Controle as perdas e ganhos diários para que em épocas de crise você saiba qual o
principal item a ser modificado.
• Não existe mais consumidor tradicional e consumidor de internet. Existe apenas con-
sumidor.
• Caso trabalhe também com e-commerce, atue com preços iguais para não gerar com-
petição entre os dois sistemas.
• Ofereça todas as opções para o consumidor (ex: entrega em casa, retirada de produto
na loja, comprar por telefone).
• Fortaleça a experiência de compra, desenvolvendo uma relação emocional com seu
consumidor, oferecendo produtos e serviços que inspirem a compra.
• Esteja a todo o momento com o consumidor. Faça com que ele lembre de você em
cada momento de sua vida.
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Invista no treinamento e no bom atendimento.
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• Pense na loja em pequenos ambientes.
• Invista em tecnologia para controlar todas as informações de sua loja e garantir mais
rapidez de processos.
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• Sirva-se das câmeras internas para obter informações de consumo de seu cliente e não
apenas para impedir furtos. Lembre-se que todo consumidor mantêm hábitos de compra.