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Dezembro 2010
PAINT & PINTURA
Clariquímica
Por estarem os clientes cada vez mais exigentes, em todos os sentidos, a Clariquí-
mica procura sempre estar superestruturada para atender o mercado com uma
excelente logística, assistência técnica e com disponibilidade de produtos e quan-
tidades. “Para nós, uma venda nunca acaba, ou seja, a sequência é muito im-
portante para nós. O nosso diferencial é que a Clariquímica está focada em seus
mercados e se especializando cada vez mais. Com isso, o nosso cliente se sente
mais confortável e confiante, lembrando ainda que agregamos valor aos nossos
produtos com serviços”, destaca Sérgio Mastrorosa, diretor da Clariquímica.
Além de técnicos e laboratório, a empresa ainda conta com todo apoio e a
expertise da Clariant, seja no desenvolvimento ou no atendimento técnico de aplicação. “Para agilizar e facilitar o
atendimento imediato em casos de urgências possuímos o SAC e contamos com a Proquímica”, salienta Mastrorosa.
Para o diretor da Clariquímica é fundamental para os clientes, além de ser reconhecido no mercado pela capacidade
empresarial, técnica e financeira, a ética empresarial. “É fundamental e imperioso para o nosso setor e também para
toda a cadeia produtiva a reforma tributária, reforma previdenciária, e os juros compatíveis com o mercado interna-
cional. Lembro ainda, sobre a importância do Prodir (Programa de Distribuição Responsável), da Abiquim, para toda a
cadeia, seja produtor, distribuidor ou cliente”, conclui Mastrorosa.
Coremal
Para a Coremal, no que se refere ao atendimento, a satisfação do cliente é prioridade. “Acreditamos que cliente satis-
feito é retorno certo. Por isso, medimos o nível de satisfação dos clientes pela periodicidade do cliente e pelo número de
novos clientes introduzidos a cada mês”, explica Romero Maia, diretor comercial da Coremal.
Quanto aos tipos de serviços e assistência que a empresa fornece aos clientes se destacam a rapidez na informação,
flexibilidade nas negociações, pessoas qualificadas para atendimento,
pontualidade na entrega/carregamento, suporte técnico/qualidade. “Para
atendimento emergencial aos nossos clientes, participamos dos convênios
e associações da SOS Cotec. Nossos clientes exigem agilidade e qualidade
nas informações, entregas pontuais e suporte técnico”, ressalta Maia.
D’Altomare
Desde a fundação da companhia, os aspectos técnicos são considerados fundamentais pela
D’Altomare. “Contamos com uma equipe de especialistas técnicos qualificados e experientes
dentro da área de tintas, revestimentos e construção, além de laboratório de aplicações. Isto
proporciona aos nossos clientes um atendimento de alto nível e um desempenho excelente na
aplicação das especialidades químicas que oferecemos”, garante Luis Machado, supervisor de
marketing da D’Altomare.
A D’Altomare possui e faz questão de colocar em prática um programa de qualidade contí-
nua, que inclui aspectos do atendimento e o entendimento das verdadeiras necessidades dos
clientes. “Estamos constantemente em contato com nossos clientes, com o intuito de auxiliar
ao máximo nas formulações de tintas e revestimentos com desempenho e características dese-
jadas. É claro que pós-venda é fundamental, pois se trata de ummercado muito dinâmico, de
forma que novas aplicações ou necessidades de ajustes podem surgir a todo momento. Acionamos nosso suporte técnico
constantemente com a finalidade de prestar o atendimento necessário aos clientes”, informa Machado.
Muitas das especialidades que a D’Altomare oferece são fabricadas em outros países. “No entanto, nossa logística e
estoques de segurança proporcionam um suprimento adequado na grande maioria dos casos em que existe necessidade
especial por parte dos clientes em termos de produtos. Nossa equipe técnica também está disponível para pronto atendi-
mento em casos nos quais existe a necessidade de ajustes de formulações. Além disso, os clientes necessitam de respostas
rápidas e precisas para suas solicitações. O nosso relacionamento com os clientes se torna habitual, assim é natural que
o atendimento se torne mais personalizado e eficiente. Dentro do programa de qualidade contínua da D’Altomare, a
obtenção de certificações como Prodir e ISO 9001 também foram passos importantes dentro deste cenário, pois oferecem
a garantia aos clientes e ao mercado de um atendimento com padrão de nível internacional”, destaca Machado.