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Dezembro 2010
PAINT & PINTURA
Gap Química
A Gap Química, distribuidora da Cognis do Brasil, Oxiteno, Repsol YPF e QCI
Brittanic, no que se refere ao atendimento ao cliente, prioriza a pré e a pós-
-venda focadas nos clientes, com vendedores internos e externos especiali-
zados em cada segmento de atuação e aptos a fornecer soluções e sugestões
de produtos que atendam as necessidades dos clientes. “Possuímos laborató-
rio técnico para todo o suporte e assistência aos clientes. Além disso, somos
uma empresa focada na satisfação total dos clientes; possuímos vendedores
internos e externos especializados em cada segmento de atuação, forne-
cendo todas as informações necessárias, juntamente com nossos parceiros”,
informa Mauro Cataldi Simões, gerente comercial da Gap Química.
A empresa oferece ao mercado uma equipe de vendedores técnicos treina-
dos de acordo com seus produtos, focados nos clientes de cada segmento de
atuação, assim fornecendo aos clientes toda a assistência técnica e comercial.
“Também possuímos uma assistência técnica em nosso laboratório na Gap
Química para suprir quaisquer necessidades dos clientes, dando toda a assis-
tência. Nossa empresa preza por fornecer produtos de qualidade, por isso é
certificada pela ISO 9000 e Prodir, para uma distribuição com qualidade aos nossos clientes”, ressalta Simões.
A Gap Química está localizada em Guarulhos (SP), onde mantém estoque local para melhor atendimento e agilidade
na entrega aos clientes. Possui laboratório técnico e vendedores internos e externos, realizando todo suporte e agili-
zando as necessidades dos clientes quanto às alternativas e soluções. “A Gap Química tem como foco a satisfação total
dos clientes, fornecendo assim produtos de qualidade, com custos atrativos, flexibilidade, agilidade no atendimento
técnico e comercial por meio de vendedores internos e externos capacitados para um melhor atendimento em pré e
pós-venda e uma equipe técnica especializada oferecendo suporte e soluções aos clientes”, garante Simões.
JDI Química
Para Oscar da Vinha Neto, diretor geral da JDI Química, a peça propulsora de qualquer empresa é o cliente, e para
manter a fidelidade e um relacionamento duradouro é necessário que o atendimento seja sempre a ferramenta ideal
para a satisfação de ambas as partes, ou seja, o cliente e a empresa ganham. “Para isso, nós, da JDI Química, realizamos
treinamentos constantes com a equipe comercial e operacional. Toda a equipe recebe treinamento técnico químico e de
vendas, por isso levamos, três vezes ao ano, toda a empresa para um treinamento de dois dias inteiros em algum hotel,
onde recebe toda a assistência necessária para que as políticas de qualidade de atendimento sejammantidas. E a equipe
operacional, apesar de não ter contato direto com o cliente, também recebe treinamento de atendimento para que consi-
ga observar que o cuidado commanuseio e estocagem dos produtos influenciam diretamente no processo de venda.”
Os principais itens que norteiam a cultura da JDI em relação ao atendimento são pontualidade, dinamismo, agilidade
nas respostas e resolução de eventuais problemas, clareza na informação e a constante presença física com o cliente,
visitando suas unidades fabris e buscando as possibilidades de melhorias constantes. “Os treinamentos e a nossa presen-
ça constante no cliente são um dos nossos principais diferenciais, pois é muito importante observar as reais necessidades
do nosso parceiro. Emmuitas vezes a nossa equipe comercial acompanha algumas entregas para ver como o processo de
recebimento e produção funciona. Dessa forma é possível propor solu-
ções, além de verificar como é o comportamento dos nossos motoris-
tas, o estado do caminhão na entrega, entre outros”, detalha Neto.
Um dos principais serviços agregados ao produto da empresa é o
contato direto de seus técnicos com a área técnica de seus clientes
para analisar e verificar as possibilidades de melhorias ou até mes-
mo substituição de determinados produtos que possam aumentar
a rentabilidade do nosso cliente. “Todos os funcionários da empresa
recebem treinamento sobre procedimentos de segurança, porém
possuímos uma equipe de prontidão durante 24 horas, preparada,
em caso de emergência”, finaliza Neto.