Revista Paint & Pintura - Edição 185 - page 62

Novos projetos
62
| Paint&pintura | Jan/Fev 2014
FRANCISCO RACZ
EngenheiroQuímicopós-graduadopelaUniversidadedeSãoPaulo. Atuouno setor privado, na área
química, emgrandesempresas internacionais, comoDuPont,AkzoNobel eVanLeer. Emsuatrajetória
de40anos emnegóciosdomercadode tintas, lideroueparticipoudodesenvolvimentoe implemen-
tação de estratégias vencedoras e inovadoras nos diversos setores de tintas em diversos países.
Dirigiunegócios (nos vários segmentosde tintas) emdiversospaísesdaAméricaLatinaeparticipou/
liderou projetos pioneiros no setor de tintas, entre eles, introdução do primeiro centro de treina-
mentonaAméricaLatina, lançamentodos sistemas tintométricosnoBrasil nas linhas imobiliáriaede
repinturaautomotiva, transferênciade tecnologiadeprodutosbrasileirosparamercados europeus,
norte-americanos, entre outros.
Foi diretor daAbrafati, atuoucomoprofessor naUniversidadeMackenziee, atualmente, éconsultor
independente na área de negócios de tintas e relacionados, sobretudo, na América Latina.
LUIS MANUEL RIBEIRO MOTA
QuímicoIndustrialpelaFaculdadeOswaldoCruz,SãoPaulo,em1977,eMarketingIndustrialpelaESPM,em1983.
Possui experiência consolidada no mercado de tintas emmais de 40 anos de atividades atuando desde quí-
mico de pesquisa a diretor técnico de empresas multinacionais. Tem longa experiência no desenvolvimento
de produtos com foco no retorno financeiro, no atendimento das expectativas do cliente final, transferência
de tecnologia, introdução de novos produtos e no desenvolvimento de produtos de acordo com normas
técnicas ou específicas de clientes, além de experiência internacional no gerenciamento de laboratórios de
desenvolvimento na América Latina.
Atualmente, consultor técnicoediretordaLMCoatingsAdviser. AtuounasempresasSherwin-WilliamseAkzo
Coatings, entre outras.
SÉRGIO DENNIS CAMPÉAS
Formado emEngenharia Civil pela UniversidadeMackenzie, comespecialização emAdministração de Em-
presas pelo CIA - Curso Intensivo de Administração da FGV - Fundação Getúlio Vargas - e pós-graduado em
Marketingpela ESPM - Escola Superior de Propaganda eMarketing.
Entreoutrasempresas,trabalhoudurante25anosnaTintasCoral,ondedesempenhoudiversasfunções,com
destaquenasáreasdeProduto,Exportação,PlanejamentoEstratégico,NovosNegócios,VendaseMarketing.
Entre 1997 e 2007, realizou diversos cursos de especialização nos EUA e Europa, patrocinados pela ICI: Ad-
vancedMarketing, Brand Equity, Brand Communication, Brand Activation, Insight, Innovation e Customer
&Channel Marketing.
Desde2011éconsultornasempresasCampéasAssessoriaePlanejamentoeTracingConsulting,voltadaspara
planejamento e gestão empresarial, comfoconas áreas comercial, marketing e setores afins.
SERVAAS ENGELS
EngenheiroQuímicoformadopelaHogeSchool Gelderland, Arnhem, PaísesBaixos, em1985,
e pós-graduado emMBA Executivo - Gestão Empresarial - pela FGV em 2007.
Possui 29anosdeexperiênciaemdesenvolvimentoeproduçãode resinas, adesivos,massas
devedaçãoe tintasempónasempresasSherwin-Williams, Colauto, Eucatex,UFRJ (Departa-
mento do Centro de Ciências de Saúde), Akzo Coatings Brasil e DSMResins (Países Baixos).
Tem longa vivência em transferência de tecnologia e nacionalização de formulações.
Atua em treinamento, coaching e consultoria em empresas de matérias-primas, resinas e
tintas, como diretor da Sinergia Assessoria Técnica em Desenvolvimento Industrial e inte-
grante do GLG Council.
1...,52,53,54,55,56,57,58,59,60,61 63,64,65,66,67,68,69,70,71,72,...84
Powered by FlippingBook