Revista Paint & Pintura - Edição 193 - page 20

entrevista
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| Paint&pintura |Outubro2014
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Umavisão estratégicadosetor
A entrevistada Revista Paint& Pinturadestemês traz umaanálise setorial de
importantes temas discutidos no setor de tintas, com a opinião de dirigentes
dasprincipais indústrias, comoPPG, BASF, RennerSayerlackeSherwin-Williams
urante a 9ª ediçãodo FórumAbrafati, realizada
no dia 27 de agosto, a Revista Paint & Pintura
teve ahonrae agrandeoportunidadedeentre-
vistar importantes personalidades domercado
de tintas.Oprimeirodeles foiDilsonFerreira,presiden-
te-executivodaAbrafati, que falou sobre as ações da
entidade a fim de incentivar e ajudar no crescimento
do setor de tintas.
Além do presidente-executivo da Abrafati, outros
quatro dirigentes das principais indústrias de tintas
Entrevista - Dilson Ferreira, presidente-executivodaAbrafati
DilsonFerreira, presidente-executivodaAbrafati
RevistaPaint&Pintura:Comoaentidade
tem trabalhadono sentidode tentar
desonerarosetordetintas?
Dilson Ferreira:
O custo da operação é
significativo,principalmentenoBrasil;umacarga
tributáriaaltaeuma logísticaeburocraciagrandes
fazem comque sepercamuita competitividade.
Umamaneiradeserecuperar isso,alémdebuscar
eficiência nas operações, formulações e nos
serviços prestados aomercadopelas empresas,
é institucionalmenteprocurarmosmelhoraressas
condições. O que nós temos feito é trabalhar
junto ao governo e em setores em que existem
possibilidadesde reduçãode imposto, comuma
LucéliaMonfardini
tambémopinaramsobreváriassituaçõesdomercado, como
absorçãode custos, produtospremium, investimentos em
tecnologiaemelhoriadeprocessos, desoneraçãodo setor
e sustentabilidade. Sãoeles: Carlos SantaCruz, presidente
da PPG; Freddy Carrillo, presidente da Sherwin-Williams;
MarceloCenacchi, diretor-geral daRenner Sayerlack; eAn-
tonioCarlosLacerda, vice-presidentede tintasevernizese
infraestruturapara aAméricado Sul daBASF.
Confiraoque cadaumadessaspersonalidadesdisse sobre
omercadode tintas.
contrapartidaqueé sempreo crescimentodo setor, e ter sempreos nossos produtos em condiçõesmais competitivas,
atéparaoprópriogoverno, comoéocasodas tintas imobiliáriasparaashabitaçõespopulares, comooProgramaMinha
CasaMinhaVida.
Oqueconseguimosnosúltimosanosfoiumadesoneraçãodo IPIpormeiodareduçãodesse impostodastintas imobiliárias
parazero,umadiminuiçãodo impostode importaçãoparaprodutosquenãosão fabricadosnoBrasilousão fabricadosno
Brasil comumaquantidade, volumeounumnível dequalidadenão suficientesparaatenderonossomercado, como, por
exemplo,odióxidode titânio,quehojeestamosoperandocomumaalíquotade2%versusaalíquota tradicionalde 12%,ou
seja,umareduçãode10%nocustodoproduto,paraumtotalde120mil toneladasparacada12meses,oqueébasicamente
ovolume total importadocomplementadopelaprodução local daCristal.