Revista Paint & Pintura - Edição 205 - page 106

106
cadomuitopromissor,ealémdosegmentodetintasevernizes,tambématuamosemoutros
setores,comoconstruçãocivil,adesivos, têxtil,papeletc.Entretanto, temosoutrasemulsões
na linhaalémdasestireno-acrílicas,comoacrílicaspurasevinílicas.”
Nestemomentode retraçãodomercado falar em crescimentoé algo audacioso, declara
Oliveira.“Maspodemosdizerqueestamostrabalhandoparaquenãoocorradiminuiçãoem
nossosvolumesatuais.Asresinasacrílicasaindaapresentamcaracterísticasnãosuperadaspor
outras tecnologiasedemonstramgrandepossibilidadede inovações.Assimo futurodeste
tipoderesinapodeserdegrandeevolução,noentantooutrastecnologiastêmsidodesenvol-
vidasnabuscaporatingirpropriedadessemelhanteseagregaraindamaissustentabilidade.”
JánaopiniãodeBattistin, daSIGroup, esteanoasprevisõessãopessimistasedevehaver
retração, conforme todoomercado. “Aporcentagemaindanão temos como saber,mas
quehaveráretraçãoécerteza.Ofuturodonegócioderesinasacrílicasdependerámuitode
açõesdogoverno,eemalgunscasoshaveráanecessidadedemudançadelegislações,poisa
emissãodeVOCeoutroscompostosqueaumentamaaçãodoefeitoestufadevepressionar
asempresaaapresentaremprodutossustentáveisecomumapolíticaverde.”
ParaSakazaki,daBandeiranteBrazmo,aestimativadecrescimentonacionalédifícildemen-
surar,poisaBandeiranteBrazmoestáinseridadentrodomercadodeacrílicassólidas.“Neste
segmento(portfólio)nossocrescimentoseráde3%emvolume.Alémdisso,considerandoque
teremoscompetitividade,éummercadoemcrescimento,devidoàscaracterísticastécnicas
doproduto,poisinseremelhorianaperformancenoprodutoacabado,comotambéméuma
linhadeampladiversidade.”
ParaCimadon,daDenver,na realidadeocrescimentoparaesteanovai sernegativoparao
mercado.“NaDenverResinasnossoobjetivoefecharmosde2%a5%menosqueem2014.Os
negóciosdevemmelhorarapartirde2016.”
VISÃODEFUTURO
Ocrescimentodos itensalternativos,demenorVOCequeproporcionamoutrosbenefícios
é, semdúvida,oobjetivoe focoparacrescimentodentrodomercadode tintase revesti-
mentos,afirmaRiberio,daAlcolina.“Tambémoreusodeáguaestádentrodoobjetivodas
grandes,médiaseatédasmenorescompanhiasdomercadodetintaserevestimentos.O
crescimentopara todosos itens chamadosalternativos temacontecidonumacrescente
impressionante, e os trabalhos e a busca pelo reuso de água tem nos surpreendido. O
crescimento játemnúmerosmuito importantes.”
Omercadoderesinasacrílicastemacompanhadoaretraçãodevolumeemconsequência
da situaçãoeconômicadoBrasil em2015, enfatizaMonteiro, daColormix. “Masexistem
alguns nichos demercado que ainda podem ser explorados nestes segmentos, e que
oferecemoportunidadesemfunçãododiferencialtécnico,comotintasgráficasevernizes
based’água.”
Asemulsõesacrílicassãoconstantemente renovadaspornovastecnologiasparaatender
a demanda de tendências nomercado de tintas imobiliárias, declara Petrone, daWana
Química.“Cadavezmaisseprocuramelhorardesempenhoequalidadecombaixocustoe
as renovaçõespoliméricassãoessenciaisparaestesavançosem todasasáreasdaWana,
como imobiliárias, domissanitários, têxtil, couro, impermeabilização, demarcaçãoviáriae
construçãocivil.”
1...,96,97,98,99,100,101,102,103,104,105 107,108,109,110,111,112,113,114,115,...116
Powered by FlippingBook