Revista Paint & Pintura - Edição 209 - page 29

N
os últimos anos o setor dedistribuiçãodeprodutos químicos evoluiumuito,
principalmente, no que diz respeito à profissionalização, serviços e atendi-
mento ao cliente. “Evoluímos bastante nesses quesitos. A dinâmica de um
mercadoglobalizado,novastecnologias,aprocuraporprodutoscommelhores
performances que aumentem a produtividade e competitividade nos alertamque
nãopodemosnosacomodarnasconquistasobtidas, esimcontinuarmososnossos
esforçosnão somentenamanutenção comonoaprimoramentodaexcelênciados
nossos serviços”, afirmaRubensMedrano, presidentedaAssociaçãoBrasileirados
DistribuidoresdeProdutosQuímicos (Associquim).
Por suas peculiaridades e características, o segmento de distribuição de químicos
demandaumdinamismoepoder deadaptaçãomuitograndedasempresas, alerta
Medrano. “Éumprocessoqueexigeconstantesavançosnosentidode identificare
satisfazer as demandas domercado em conjunto comos seus parceiros da cadeia
produtiva. Aevoluçãoéumprocesso contínuoqueestá sempreaexigir asdevidas
eapropriadasações corretivas, comode implementaçãodenovosmétodosde tra-
balho.Evoluímosdasimplesartedecompraevendacoma implementaçãodenovas
formasdecomercializaçãoeagregaçãodevaloresaosprodutos.”
DIFICULDADESATUAIS
As reaçõesdosetorperanteacriseeconômica têmsidovariadas,deacordocomos
modelosdegestãoadotadosporcadaempresa,massemprenosentidodeultrapassar
estesmomentosdedificuldades, objetivandomanterem suasempresasem sólidas
condições econômicas e financeiras, declaraMedrano. “As principais dificuldades
sãoaquelasque jáconhecemose identificamosde longadata, como infraestrutura
deficitária, altas cargas tributária e fiscal, taxa de juros proibitiva para a atividade
produtiva, burocracia, controles e legislações excessivas pelos diversos poderes e
órgãos reguladores para o exercício de nossas
atividadesnosmaisdiferentesníveis,municipal,
estaduale federal,volatilidadenataxacambial.
Essasdificuldadessepotencializamquandoen-
frentamos um quadro de recessão econômica
agudaecrisepolítica, comoestamospassando
atualmente.”
Naatualcrisequeopaísatravessa“somostodos
perdedores”, desabafaMedrano. “Nãohá fór-
mulasmágicas.Osetor,que jáenfrentououtras
tantascrises,mastalveznãocomamesmamag-
nitude da qual estamos passando atualmente,
adquiriuumpoderdeassimilaçãomuitogrande
de como superá-las. São necessárias decisões
gerenciaisrápidaseeficientesdeautoproteção
eenfrentamentodestas turbulências.O tempo
nos ensinou que as empresas que souberam
reagir às adversidades saíram fortalecidasdas
RubensMedrano, presidente
daAssociaçãoBrasileirados
DistribuidoresdeProdutosQuímicos
(Associquim)
1...,19,20,21,22,23,24,25,26,27,28 30,31,32,33,34,35,36,37,38,39,...92
Powered by FlippingBook