Revista Paint & Pintura - Edição 209 - page 30

DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS
30
| PAINT&PINTURA | Abril 2016
grandescrisesparaumcrescimentosustentávelemsuas
atividades.”
BALANÇODOSETOREPERSPECTIVAS
Iniciou-seoanode2015comperspectivasnegativasecerto
desânimoporpartedoempresariadoe, infelizmente,aca-
baramseconcretizando,afirmaMedrano.“Tivemosuma
perdadefaturamentoemtermosdevaloresnãosomente
pelaquedadeatividadeeconômicacomopelaquedado
preçodasmatérias-primas, comoopetróleoe seusderi-
vados.Diremosque, apesarde todososnossosesforços,
foiumanodifícilecomplicadoparaasempresasdistribui-
doras.Jáasperspectivasdecrescimentoparaesteano,se
formosnosbalizarpelodesempenhodoprimeirobimestre,
nãosãonadaanimadoras.Nãopodemosdesanimarnem
nos deixarmos abater pelo pessimismo exagerado, mas
a realidadeéqueseráumoutroanodifícil paraosetor.”
PROGRAMAS
Atualmente, a Associquim possui 54 empresas certifica-
das no Processo de Distribuição Responsável (Prodir) e
7 empresas cumprindo os trâmites para a certificação.
O Prodir foca exclusivamente nas atividades de distribuição
deprodutosquímicosepetroquímicos. “Oprocessoeadesão
torna-sesimplesmenteapenasumaquestãodeconscientização
por parte das empresas sobre os benefícios que usufruirão
sendo um distribuidor Prodir. Não pode ser encarado como
umadespesa,massimcomoum investimentodesuaempresa
nomelhoramento de seusmétodos de gestão, nas questões
comoproteçãoaotrabalhador,manuseio,segurança,meioam-
biente,transporte,armazenagem, istoé,predicadosessenciais
paraexercerumadistribuiçãoresponsável.Nãoconflitae,pelo
contrário, complementa outras normas internacionais, como
ISO9001/14001,OHSAS 18801eABNTNBR 16001.”
De 9 a 11 demarço a Associquim realizoumais um Ebdquim
com uma gama de palestrantes domais alto nível. “Tivemos
noeventoaparticipaçãodeexecutivos seniors das empresas
queatuamnosegmentodedistribuiçãoglobalmente, alémde
consultores independentes eexecutivos deentidades congê-
neres internacionais que compartilharam suas experiências e
visõesdo futurodadistribuiçãoemníveis locale internacional.
Essafoiumaexcelenteoportunidadeparaosnossosmembros
trocaremexperiênciasesugestõessobreo futurodadistribui-
ção”, concluiMedrano.
DISTRIBUIDORAS
ADDITIVA
Paraomercadodetintas,aAdditivadistribuiBASFDivisãoDispersõesePigmentos,BASF
MonômerosAcrílicoseBASFQuímicos Industriais,alémdaBluestarSilicones.“Aprincipal
parceiradenegóciosdaAdditivaéaBASF,pormeiodediversasdivisõesdesta líderda indústriaquímicamundial.Estamosatentos
aosnovosdesenvolvimentose lançamentosmundiaisdosparceiros, levando rapidamenteaosnossosclientesestasnovidades.
Nossaequipe técnicaassimilaasnovas tecnologiase repassaaos clientesemdiversos canaisde comunicação comomercado.
Alémdisso,pormeiodeumanovaparceiraeuropeia,ofereceremosumaampla linhadefluorquímicosaomercadobrasileiro,com
aplicaçõesemconstruçãocivil,tintas,courosetêxtil.DanossaparceiraBluestarSilicones,alémdetodooespectrodederivadosde
siliconesoferecidoaomercado,vamospriorizardesenvolvimentoscomhidrofuganteparadrywall,bemcomohidrorrepelentesde
usogeralemtintas imobiliárias”,destacaMarcosBresolin,diretor.
Comoempresadeespecialidadesquímicas,oserviço técnicoé fundamental nonegóciodaAdditiva,quealiadoaumaeficiência
logística, levaaoclienteasmelhoressoluçõesemquímica,contaBresolin.“Nossoobjetivoécolaborarnosucessodonossocliente,
sejapormeiodeapoiono lançamentodenovosprodutos,namelhoriadasua lucratividadeouauxiliandonoaumentodomarket
sharenoseunegóciodeatuação.”
ParaesteanoestãoprevistosinvestimentosnaequipedevendasparaaRegiãoSudeste,revelaBresolin.“Recentemente,concluímos
nossoplanejamentoestratégicoaté2020,eesteébastanteambicioso,porémcom investimentosmaisfortessomenteapartirde
2018.Esteanoserádemuitosdesafiosparaadistribuiçãopordiversos fatores, comoquedadepreços,baixasmargensde lucro,
flutuaçãodataxacambial,aumentosdoscustosoperacionais,volatilidadedademanda,inadimplência,restriçõesaocréditoecusto
decapital.Apesardetodosestesaspectosnegativos,aAdditivaestáaptaaresponderrapidamenteàsmudançasdascondiçõesde
mercado,comtecnologiaseprocessosinovadoresdeformaaminimizarqualquerpotencialimpactonegativonosnossosnegócios.”
1...,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29 31,32,33,34,35,36,37,38,39,40,...92
Powered by FlippingBook