Revista Lojas de Tintas - Edição 143 - page 11

Lojas de Tintas
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ASikacompletou80anosdeBrasil,masa intençãodogrupoécompletarmuitas
outras décadas no País. E para que o futuro seja promissor, o grupo fazmuitos
planos. Inaugurou, em fevereiro, uma nova fábrica emGoiânia, que visa distri-
buição em todos os Estados da regiãoNorte do Brasil. O grupo Sika tem como
meta, paraatéofinal de2014, crescer 12%.
O faturamento global da empresa também é animador. No primeiro trimestre,
houve 23,3% de crescimento de vendas. Nosmercados emergentes, teve cres-
cimento de 22,5%, com destaque para China. Rodrigo Silva, coordenador de
marketing& trademarketingdaSikaBrasil,declaraqueocrescimentodaempre-
saébomnaAméricaLatinacomoum todo(17,1%). “Estamoscrescendobastante
nosmercados emergentes. NaAmérica LatinaenaÁsiaestamos combons índi-
ces. Europa, Espanha e França ainda vêm se recuperando de uma grande crise,
acreditoqueeste sejaomotivoparaomaior crescimentonaAmericaLatina”. As
tecnologiasmais usadas da Sikaempaíses emergentes sãoos impermeabilizan-
tes, selantes, adesivos eprodutosparareforçoestrutural.
Novas fábricas
Oanode2014ésignificativoparaaSika, alémdecompletar80anosdeBrasil,no
mesmoanoaempresa tevea inauguraçãodemaisduas fábricas. No centro-oes-
te, no iníciodo ano, e nomês de julho iniciaram as operações no Sul, emPorto
Alegre. Em Goiânia e no sul, serão fabricados, inicialmente, produtos da linha
pó. “Esses são os projetos inicias, logo, temos a intenção de aumentar a gama
deportfólio fabricado”, contaSilva.
Um dosmotivos para a instalação das fábricas nestas regiões é a perceptiva de
crescimento delas. “Percebemos crescente ampliação da região centro-norte
economicamente, envergamos a possibilidade de mais crescimento. Um dos
motivosédevidoaoagronegócioepeladistânciadasduas regiõesdeSãoPaulo,
sendo que vai auxiliar bastante na logística. Com as plantas, ficamosmais com-
petitivos comercialmentena região”.
Projeto5Mil
Silva conta que empresa tem grande preo-
cupação e empenho em treinar balconistas
e profissionais da construção civil como um
todo. Para que estes profissionais estejam
em treinamento constante há quatro anos,
a empresa criou o projeto 5mil. O objetivo
é treinar mensalmente 5 mil profissionais,
a maioria é balconista, porém, com frequ-
ência,pedreiros e pintores participam do
treinamento. “O treinamento é feitodentro
da loja, o proprietário também convida os
funcionários e alguns profissionais da área,
Sikaapresentacrescimento
em vendas ede faturamento
Commaisdemeio séculono País, a empresa
divulga seusdados e planos futuros
o que émuito vantajoso, pois, quando o profis-
sionalparticipa e conhece melhor a aplicação,
este profissional volta na loja para adquirir os
produtos no futuro”. O coordenador de marke-
ting pontua que o curso também é de extrema
importância para o balconista, pois ele tem um
laçomuito fortenomomentodoclienteescolher
o produto. “Muitas vezes, o profissional fica em
dúvida em qual produto levar. Quando o balco-
nistaébemorientado, eleconsegue sanarasdú-
vidaseajudarnaescolhadamelhor soluçãopara
oproblemado consumidor”.
Sikaadquire LwartQuímica
No Brasil, a Sika adquiriu a Lwart Química, loca-
lizada em Lençóis Paulista, no interior do Estado
de SãoPaulo, que faturou, em2013,mais deR$
125 milhões (brutos), e emprega hoje, aproxi-
madamente, 250 colaboradores. A Lwart Quími-
ca trabalha comduasmarcas principais, aCiplak
Impermeabilizantes, voltada para o
varejo, e a Lwart Impermeabilizantes,
queatendeomercadoprofissional nos
segmentos técnicoeautomotivo.
As operações da Lwart Química conti-
nuarão em Lençóis Paulista e devem
receber investimentos para moderni-
zação e ampliaçãode suaplanta, afim
deaumentar suacapacidadeprodutiva
emelhorar seusprodutos.
Rodrigo Silva, coordenador de marketing & trade
marketingdaSikaBrasil
EndereçodaSikaemOsasco
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